Conecte-se agora

Eleitores doam títulos antigos ao Espaço Memória do TRE-AC

Publicado

em

TRE_01

O aposentado Vicente Paulo de Menezes Contreira, 75, tirou o primeiro título em 1957, quando o Estado do Acre ainda era Território do Acre. O documento, um pouco maior que a cédula atual, continha a foto do eleitor e a assinatura dos presidentes de mesas receptoras de voto a cada eleição que o cidadão participava.

Hoje, com os avanços tecnológicos assumidos pela Justiça Eleitoral, a segurança do voto é tratada de outra forma. O título já não precisa de tantas informações, pois tudo está devidamente armazenado no sistema eleitoral.

Para seu Vicente, a evolução é a maior prova de que a Justiça Eleitoral no Brasil tem uma história a ser preservada. Nesta semana, após fazer o recadastramento biométrico e comparar o seu título antigo com o atual, decidiu doar o documento ao Espaço Memória da Justiça Eleitoral do Acre. “Estou contribuindo com essa história”, declarou satisfeito.

O mesmo fez o aposentado José Cassiano Ribeiro, 78 anos, e sua esposa Dilma Ribeiro, que ao procurarem o serviço de recadastramento biométrico informaram sobre a existência do título antigo que haviam guardado em casa.

Na ocasião aproveitaram para narrar curiosidades sobre eleições passadas e as dificuldades pelas quais passavam para se deslocar de suas residências até um cartório eleitoral.

A presidente da Comissão Permanente de Levantamento da História da Justiça Eleitoral do Acre, Aiêza S. Bandeira, acredita que com o período de revisão biométrica em Rio Branco, muitos títulos antigos ainda podem surgir para compor o acervo do Tribunal Regional Eleitoral do Acre.

“Nós temos apenas 7 títulos antigos e estamos tentando ampliar esse acervo para compor a exposição do Espaço Memória que temos aqui no prédio do TRE. Por isso, quero aproveitar para pedir às pessoas que possuem esse documento e puderem contribuir, que nos procurem no Tribunal ou nos liguem nos telefones 3212 4432 ou 3212 4437”, enfatizou.

O Espaço Memória da Justiça Eleitoral do Acre foi inaugurado em 02 de fevereiro de 2011 e reúne fotos, processos históricos e curiosidades sobre as eleições no Acre. Ele pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h às 19 horas.

 

 

Anúncios

Bombando

Anúncios

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas