As obras de contenção da encosta do rio Acre no município de Brasileia estão suspensas. Nesta quinta-feira (12), a última máquina que trabalhava no local foi enviada para Rio Branco, e por enquanto, não existe previsão de quando o serviço será retomado.
Segundo os funcionários, que foram dispensados, o governo não estava repassando o dinheiro para a empresa responsável pela obra. O atraso já dura três meses tornando insustentável a manutenção dos trabalhadores.
A ordem de serviço autorizando o início das obras foi assinada pelo governador Sebastião Viana (PT) em setembro do ano passado, sete meses após Brasileia ser atingida pela pior alagação de sua história. Com a enchente do rio Acre parte das ruas Prefeito Rolando Moreira e Rua Marechal Rondon foi levada pelas águas.
A obra está orçada em R$ 11,4 milhões e prevê 1.027 metros de contenção com estaca prancha e mais 410 metros de recuperação com grama. Os recursos são da Secretaria Nacional de Defesa Civil, através de um termo de compromisso entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Acre.