Menu

Pesquisar
Close this search box.

Saúde Itinerante realiza mais de dois mil atendimentos em Feijó

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A equipe do programa Saúde Itinerante do Governo do Acre atendeu mais de duas mil pessoas, na Escola Estadual José Gurgel Rabelo, onde as salas de aula foram transformadas em consultórios, farmácia e pequenos laboratórios, no município de Feijó.


A ação ocorreu no último fim de semana, na Escola Estadual José Gurgel Rabelo. Foram atendidos também os pacientes que estavam agendados para Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Anúncios


Nove médicos, em diferentes especialidades: cardiologia, clínica geral, dermatologia, gastroclínica, geriatria, ginecologia/obstetrícia, infectologia, pediatria e psiquiatria se dividiram nos atendimentos. Profissionais de enfermagem e assistência social completaram a equipe.


Além das consultas ambulatoriais, o Saúde Itinerante ofereceu exames de ultrassonografia, Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), colposcopia, cirurgia de alta frequência, endoscopia digestiva alta, eletrocardiograma e exames laboratoriais.


A gerente do programa Saúde Itinerante, Celene Maia, falou sobre as dificuldades que a equipe enfrenta para levar atendimento médico especializado aos que residem em locais de difícil acesso.


Tudo isso é feito em um só dia, aqui as pessoas já saem medicadas e, caso necessitem de um tratamento, são encaminhadas para o Hospital das Clínicas (HC), em Rio Branco”, disse.


Trabalho conjunto com o TFD


Pacientes de Feijó  aguardavam na fila de espera no TFD, foram remanejados para serem atendidos pelo programa Saúde Itinerante. “Encaminhamos esses pacientes para serem atendidos pela equipe do Saúde Itinerante”, disse Ediná Monteiro.


Cerca de 40 pacientes realizaram consultas pré-operatórias e 144 pessoas, que aguardavam por uma avaliação médica, foram examinadas através da parceria entre TFD e Saúde Itinerante. Pacientes que foram diagnosticados com problema graves foram encaminhados para Rio Branco.


Oportunidade com resolutividade


O diretor geral do Hospital de Feijó, José Arnaldo Oliveira, ressaltou a importância da ação para a população do município. “Aqui no hospital, a demanda é muito grande e a maior parte dos pacientes é encaminhada via TFD para Rio Branco. Espero que tenhamos outras oportunidades como essa”, 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido