Menu

Pesquisar
Close this search box.

Gestores do sistema penitenciário poderão ser convocados na Comissão de Direitos Humanos da Câmara para esclarecer tortura de preso

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


A vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, deputada Antônia Lúcia (PSC-AC) visitou nesta quinta-feira (1o), o presos W.F.S., 28, que denunciou que teria torturado e espancado por agentes penitenciários há cerca de três meses no presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves. O presidiário teria perdido a visão e estaria tetraplégico após o ocorrido.

Anúncios


Antônia Lúcia encaminhou um ofício pedindo do ministro da Justiça urgência nas investigações. A parlamentar acreana pede ainda a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, que solicite a remoção imediata de W.F.S. para o hospital Sara Kubitschek, em Brasília. Os gestores da área de segurança do Acre poderão ter que prestar esclarecimentos na CDH, em Brasília.


“Encaminhei à Comissão de Direitos Humanos, um pedido de convocação do secretário de segurança, Reni Graebner, do diretor da Iapen , Dirceu Augusto, do diretor do presídio e do secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão, para que prestem depoimentos na Comissão e esclareçam mais este episódio de violação de direitos nas unidades prisionais do Acre”, diz Antônia Lúcia.


A deputada informa ainda, que denunciou o caso ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e ao procurador geral da República, Roberto Gurgel. “Apresentei a denúncia também à Comissão Internacional de Direitos Humanos. A prisão é um local para o detento cumprir pena pelo seu erro. O Estado precisa ser responsabilizado pela ingerência de seus gestores”, enfatiza Antônia Lúcia.


O diretor do Iapen, Dirceu Augusto afirmou em entrevista coletiva que o preso não teria sido torturado. De acordo com Dirceu, W.F.S. sofreu um Acidente Vascular Cerebral. Ele destacou ainda, que acredita na inocência dos agentes penitenciários e relatou que o presos em questão teria feito denúncia semelhante, quando cumpria pena em Rondônia.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido