Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sebastião Viana assina financiamento US 72 milhões com o BID para investir na economia florestal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Sebastião Viana assinou nesta quarta feira, 17, em Brasília, contrato de financiamento entre governo do estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de US$ 72 milhões. O novo financiamento vai executar a segunda fase do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PDSA).


A segunda fase do programa prevê a expansão, em cinco anos, da economia florestal do Acre, promovendo o aumento da geração de emprego e renda no estado a partir da exploração econômica sustentável de suas riquezas agroflorestais.

Anúncios


“Essa é uma extraordinária oportunidade para as populações isoladas que viviam à margem da história do Acre. Os dados estatísticos mostram que 64% das pessoas que mais sofrem na vida econômica e social no nosso estado ainda estão em áreas isoladas, em áreas de floresta”, assinalou o governador, após assinar, na sede do BID, o contrato de financiamento com Juan Carlos de La Hoz, chefe de Operações do banco no Brasil.


Para  Viana, o grande exemplo de isolamento no estado está em regiões como a de Tarauacá, onde o governo precisa tirar as pessoas do ambiente de sofrimento social e econômico. “E a saída para isso está no investimento da economia sustentável. É acreditar nas pessoas. É dar condições de trabalho para elas. É o que pretendemos fazer com esse financiamento”.


Segundo o governador, os 72 milhões de dólares do financiamento serão investidos “na vida das famílias que vivem em áreas isoladas”, permitindo a elas desde o acesso ao manejo comunitário florestal até as atividades de plantio de floresta, chegando a um modelo de economia florestal que vai mudar a vida dos que moram isolados dentro da floresta e nos rios acreanos.


O governador fez questão de destacar a participação dos deputados estaduais da base do governo no Acre, que aprovaram o financiamento do BID na Assembléia Legislativa, além da participação decisiva dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz na autorização do empréstimo na Comissão de Assuntos Econômicos e no plenário do Senado Federal.


Presente ao ato de assinatura do financiamento do BID na sede do banco, o senador Aníbal Diniz destacou o esforço que ele e o senador Jorge Viana empreenderam para aprovar no Senado a autorização para que o governo do Acre pudesse investir em atividades sustentáveis em diversas cadeias produtivas agroflorestais do estado. “Hoje concretizamos mais uma parceria, que vai resultar em grandes benefícios para a população acreana nos próximos cinco anos”, assinalou Diniz.


Acre livre da peste suína


O ministro da Agricultura, Antônio Estáquio Andrade Ferreira, assinou ontem na presença do governador Sebastião Viana a portaria de seu ministério que declara o Acre livre da peste suína clássica.


Segundo o governador, com a portaria do ministro, o estado, que também já foi declarado livre da febre aftosa, está liberto para desenvolver um grande mercado produtor da área da suinocultura, outra economia que também está ajudando a revolucionar a área rural do Acre.


“O ministro nos reconhece como estado livre da peste suína, o que é um ato de libertação para o grande futuro da suinocultura no Acre, que se inclui num programa estratégico do estado para exportar para o mercado andino e para pensar no mercado asiático”, assinalou o governador.


O governador também solicitou e recebeu o compromisso do ministro da Agricultura para que sua pasta reconheça o mercado acreano de produção de mel de abelha sem ferrão, que se constitui num produto exótico que é vendido hoje a 80 dólares em qualquer mercado do mundo.


“O ministro se comprometeu em ajudar uma cadeia produtiva do nosso estado que já está envolvendo seis mil famílias de pequenos produtores, permitindo a eles exportar o produto, melhorando a sua renda e sua qualidade de vida”, completou Sebastião.


Com informações da Agência de noticias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido