Menu

Pesquisar
Close this search box.

É só discurso!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
carioca.ac24horas@gmail.com


Depois de anunciar a empresa Johnson&Johnson na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Acre, o secretário Edvaldo Magalhães fez rodeios e não citou o nome de nenhuma empresa na ZPE ao responder pergunta de internautas feitas pelo apresentador Alan Rick, durante o programa Gazeta Entrevista que foi ao ar na noite desta quinta-feira (17) na TV Record, sobre quais empresas já estavam certas de se instalar na região de Senador Guiomard.

Anúncios


edvaldo_3Edvaldo falou do esforço que o governo vem fazendo para tornar a ZPE como única a funcionar em todo o Brasil e da necessidade de se dar o primeiro passo: “uma indústria precisa se instalar para atrair as demais”, comentou.


Em março do ano passado, Edvaldo afirmava que um dos fatores positivos para a implantação da empresa transnacional (Johnson&Johnson), além da intervenção pessoal do governador Sebastião Viana era a transferência da planta empresarial da Venezuela para o Brasil. Nada saiu do papel.


Durante o programa Edvaldo Magalhães também analisou o esforço do senador Jorge Viana (PT-AC) sobre projeto que foi aprovado no Senado que garante as ZPEs instaladas nas regiões norte e nordeste de alcançar de forma gradual o chamado “compromisso exportador”.


De acordo como texto, no primeiro ano de funcionamento, terão de vender no mercado externo apenas 20% de suas receitas. No segundo ano, a exigência sobe para 40% e, no terceiro, para 50%, até atingir os 60% a partir do quarto ano. A gradação foi estendida também à região Centro-Oeste, por emenda do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), acatada pelo relator.


Mas o envio do texto à Câmara dos Deputados pode dificultar a boa notícia. O projeto causa apreensão aos estados mais industrializados e já recebeu recursos, especialmente pelos deputados dos estados São Paulo e Rio de Janeiro. A preocupação se estendeu também ao Amazonas por conta de temidos impactos sobre a Zona Franca. Os autores alegam que os impactos das novas regras seriam amplos, trazendo “reflexos à economia nacional como um todo”.


Das 24 ZPEs que receberam autorização para funcionamento nos últimos anos, não há nenhuma em funcionamento. As duas mais próximas de entrar em operação, já tendo obtido certificação da Receita Federal, são a do Acre e a de Pecém, no Ceará.


 


 


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido