Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre e WWF divulgam estudo sobre incentivos a serviços ambientais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“O Sistema de Incentivos por Serviços Ambientais do Estado do Acre, Brasil – Lições para Políticas, Programas e Estratégias de REDD Jurisdicional”. Esse é o livro, lançado em Rio Branco. O exame independente do WWF-Brasil contou com a colaboração do governo do Acre e de instituições da sociedade civil acreana.


Com 88 páginas, o estudo traz a análise do desenho e do processo de construção do Sistema Estadual de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), identificando suas fortalezas e desafios. O objetivo é identificar lições relevantes para o desenho de outros programas e estratégias de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD). Além disso, espera-se que as análises contidas no estudo possam contribuir com subsídios para o Programa ISA Carbono.

Anúncios


De acordo com o estudo, o ISA Carbono possui diversos pontos fortes como o contexto político favorável, um sistema avançado de monitoramento, um processo altamente participativo de formulação e credibilidade evidente, que já resultou na arrecadação de R$ 107,7 milhões em investimentos até o final de 2012.


Para Carlos Rittl, coordenador do Programa de Mudanças Climáticas do WWF-Brasil, o modelo adotado no Acre serve de modelo. “Por outro lado, o governo brasileiro e a própria Convenção de Clima da ONU devem buscar aprender com a experiência e pioneirismo do Acre no tema de REDD, para avançar mais rapidamente em seus próprios processos. Espera-se que o estudo do WWF-Brasil possa servir também a este fim”, conclui.


Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido