Menu

Pesquisar
Close this search box.

Workshop em Mastologia será neste sábado em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mônica Araújo (Assessoria Sesacre)


O governo do Acre, em parceria com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), por meio da Secretaria de Estado de Saúde, realiza no próximo sábado, 20, o workshop em mastologia. O evento é gratuito e ocorrerá em Rio Branco, no Afa Jardim, a partir das 8h.

Anúncios


O objetivo é a disseminação do conhecimento em mastologia e será direcionado a médicos e enfermeiros da capital e do interior do estado. Durante o workshop, serão abordados temas como prevenção, diagnóstico, tratamento cirúrgico, quimioterapia, radiologia e reconstrução mamária, além de cuidados de enfermagem.


Foram ofertadas 70 vagas, dentre as quais 50 destinadas aos médicos, 10 aos enfermeiros e 10 à equipe multidisciplinar. Ao final do evento, será aplicada uma prova sobre o conteúdo apresentado. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 19. Mais informações e solicitações de inscrições podem ser adquiridas pelo telefone (68) 3215-2651 ou pelos e-mails  workmasto@ibcc.org.br/ dep.saude@ac.gov.br.


Além disso, os médicos e enfermeiros participantes, que tiverem interesse, será oferecida a possibilidade de um estágio no IBCC, sendo de um mês para médicos e uma semana para enfermeiros. Os estágios deverão ser solicitados ao Centro de Estudos do IBCC e a data definida de acordo com a disponibilidade do Hospital.


A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, afirma que a parceria com IBCC será importante para a qualificação dos profissionais, bem como para melhorar ainda mais os serviços oferecidos aos pacientes que fazem tratamento de câncer de mama pela rede pública do estado. Ela lembra a importância de garantir não só o atendimento ao paciente, mas a resolutividade para o problema, além da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento humanizado.


Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil o câncer de mama atinge mais de 50 mil mulheres por ano – com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres – e, desses casos, 12 mil vão a óbito, o que faz com que a doença seja a principal causa de morte para o sexo feminino.


Existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama em mulheres (os homens também podem desenvolvê-lo), como por exemplo, a genética, a alimentação, a não amamentação e o tabagismo. Especialistas orientam que, a partir dos 20 anos, as mulheres façam o autoexame e, depois dos 40, realizem anualmente a mamografia, que poderá detectar a doença.


O IBCC é o realizador, desde 1995, da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” e o Workshop em Mastologia, desenvolvido pelo Centro de Estudo do Instituto e considerado referência na formação de mastologistas no país, é uma forma de retribuir à sociedade o apoio recebido ao longo dos anos.


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido