Menu

Pesquisar
Close this search box.

MP/Acre divulga resultado de pesquisa de clima organizacional

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Como uma das ações previstas no Planejamento Estratégico, o Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) realizou uma pesquisa de clima organizacional para mensurar a qualidade das relações sociais no âmbito da instituição e seus impactos na promoção do bem estar e da qualidade de vida no trabalho pelos profissionais. O levantamento traz um retrato das percepções sobre o ambiente interno e fornece informações para subsidiar o direcionamento das ações da Administração Superior.


A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 28 de setembro deste ano, por meio da aplicação de um questionário, respondido pela internet. No total, participaram 292 pessoas, o que corresponde a 66% dos membros e servidores da instituição.

Anúncios


O relatório mostra que a força de trabalho do MP/AC é extremamente jovem, já que, 63% dos servidores que participaram da pesquisa tem idade entre 25 e 39 anos; e 13% estão na faixa etária entre 18 e 24 anos. Grande parte possui formação de nível superior.


Quando se analisa a satisfação em trabalhar no MP, 87% dos profissionais declararam ter orgulho em atuar na instituição. Para quase metade dos participantes, o cargo que ocupa traz muita satisfação. Com relação à categoria profissional, 100% dos membros sentem-se satisfeitos com o cargo que ocupam. Entre as razões, destacam-se as oportunidades obtidas na carreira.


Para 74% dos profissionais, trabalhar no MP/AC é satisfatório pelo fato de saber que contribui com o bem estar da sociedade, ter a possibilidade de aprendizagem constante. Está última, lembrada principalmente por servidores.


Quanto ao reconhecimento pela instituição aos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais, 70% dos entrevistados declararam que são reconhecidos e 16% declararam ser muito reconhecidos. No item muito reconhecido, a maior proporção entre as categorias profissionais foi dos servidores, com 16% do total das declarações. Já quanto aos membros, mais de 25% declarou não ser reconhecido e pouco reconhecido.
Já no item relacionamento estabelecido entre membros e servidores, 77% dos entrevistados declararam que o relacionamento é bom, enquanto que 18% afirmaram que a qualidade do relacionamento é muito boa.


Para a diretora de Planejamento Beth Oliveira, só é possível promover melhorias no ambiente físico e no relacionamento interno de uma instituição por meio de uma apuração interna e seu devido diagnóstico. “Quando o funcionário não está gostando de trabalhar numa instituição, acaba não desenvolvendo um bom trabalho; e isso compromete a eficácia das ações desenvolvidas pela instituição”, afirma.


A visão que se tem do MP/AC
Quando analisada a ética como prática diária do MP/AC (dirigentes e tomadores de decisões), 52% declarou que o MP/AC é sempre ético com seus servidores, parceiros e sociedade em geral.


Quando os profissionais membros e servidores foram abordados sobre qual o olhar, nas suas percepções, que a sociedade faz da instituição, 68% declararam que a sociedade compreende o Ministério Público do Acre como sendo uma instituição que defende e assegura os direitos daqueles que mais precisam; seguida por 49,8% do total das respostas, como sendo o MP uma instituição que ouve e respeita as necessidades do cidadão; e como sendo uma instituição que acolhe o cidadão, que respondeu por 39% do total das respostas.


Mais de 70% dos profissionais avaliaram que a população considera os serviços prestados pelo MP como sendo bons.


A gestão do MP/AC também foi mensurada. Com relação ao conceito bom, totalizou 52% do total dos entrevistados, sendo que a maior proporção foi declarada pelos membros, quase 55% de aprovação. Os que declararam que a atual gestão está desempenhando suas funções de forma muito boa, foi apreciada por 43%.


PGJ anuncia pesquisa com público externo no ano que vem
A procuradora-geral de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo disse que a pesquisa de clima organizacional foi o primeiro passo de uma estratégia para conhecer o sentimento do público interno, e que a intenção é avançar ainda mais e saber o que a sociedade acreana pensa e espera do Ministério Público. “Em 2012, nós tivemos um retrato interno e, no próximo ano, queremos fazer uma radiografia externa e, com isso, ajustar o rumo das nossas ações de acordo com a avaliação que será feita junto à sociedade”, afirma.


Patrícia Rêgo lembrou a pesquisa que avalia o índice de confiança na Justiça, realizada desde 2009 pela Fundação Getúlio Vargas. O resultado mostra que o Ministério Público está entre as três instituições mais confiáveis e honestas para a população brasileira.


No levantamento, o MP aparece em terceira posição com índice de confiança de 51%, ficando atrás, apenas, das Forças Armadas e da Igreja Católica. “No Acre, nós queremos alcançar um resultado parecido com esse, sempre buscando um Ministério Público mais resolutivo e eficiente”, assegura Patrícia Rêgo.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido