Menu

Pesquisar
Close this search box.

Manifestação na fronteira termina em confusão. Brasileiros acusam PM de truculência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da cidade de Brasileia


Terminou em conflito com a Tropa de Choque da Policia Militar, a manifestação de mototaxistas e familiares que ocupavam desde o dia 16 a Ponte na Fronteira com a Bolívia [entre as cidades de Brasileia e Pando]. Eles exigem justiça no caso que envolve o brasileiro Eronildo da Silva Lopes, preso em flagrante no território de Pando com a quantia de 2 mil dólares. A família quer maior envolvimento das autoridades brasileiras para que Eronildo possa responder em Brasileia, o suposto crime que vem sendo acusado.

Anúncios


Tropa de Choque usou bomba de efeito moral para afastar manifestantes

Esgotadas as negociações que foram comandadas no dia de ontem (15) pelo Cel. Vitor, o Capitão Rômulo e o Major Almir Lopes, ocorreu conflito entre a Tropa de Choque e alguns manifestantes que resistiram à ordem de desobstrução da ponte. Até agora ninguém assumiu a autoria do comando para utilização de bomba de efeito moral e do uso da força contra os manifestantes.


Arleudo um dos manifestantes presos

O secretário de segurança pública do Estado, Renir Grabner, estava no local na hora da confusão. Um dos brasileiros presos, Arleudo Cézar (foto ao lado), contou a nossa reportagem, que ouviu dos PM´s que a ordem era do governador Sebastião Viana.


Greabner esteve durante dois dias na cidade de Brasileia. Ele negociou com os manifestantes a passagem na manhã de ontem, das 17 carretas carregadas de combustível para o território boliviano. Em entrevista o Cel. Vitor afirmou que o secretário de segurança do Estado junto com uma defensora pública acompanham o processo de Eronildo no Consulado Brasileiro em Pando.


Além de Arleudo, outros dois brasileiros foram presos por resistência e identificados como Cezar e Rogério. Os manifestantes denunciam truculência, o senhor Fernando Adauto caiu de cima de um dos bancos no momento em que a Tropa de Choque chutou bancos e retirou quem tinha pela frente para a passagem das carretas. Fernando estava vestido com a bandeira do Brasil e cantava junto com os demais, o hino nacional brasileiro. Com fortes dores nas costas ele chegou a ser internado, mas foi liberado no início da noite.


O Delegado da Policia Federal Carlos Alberto Lorenzoni foi quem assinou os termos dos brasileiros presos. Todos foram liberados no início da tarde.


Ontem o deputado Major Rocha visitou a família de Eronildo e assistiu as imagens da confusão gravadas através de telefone celular. O deputado prometeu levar o caso à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Por telefone, o senador Petecão garantiu denunciar a violência no Senado Federal.


A ação dos militares contra os brasileiros foi comemorada pelos bolivianos que soltaram fogos do outro lado do Igarapé Bahia, divisa dos dois países. Faltava gasolina em Pando.


QUEM É O BRASILEIRO PRESO:


Eronildo da Silva Lopes tem 46 anos, é casado com dona Maria das Graças, tem 06 filhos e trabalha como mototaxista durante 8 anos. Ele não tem passagem pela Polícia da cidade de Brasileia.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido