Menu

Pesquisar
Close this search box.

Noventa mil pessoas são esperadas nas visitas aos cemitérios de Rio Branco


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas


Um grande número de visitantes já movimenta os cemitérios públicos de Rio Branco nesta quarta-feira (31). A expectativa é que mais de 30 mil pessoas passem somente no Cemitério São João Batista, um mais antigo da cidade. Noventa mil são esperados nas visitas a todos os cemitérios da capital. Depois do Cemitério São João Batista, o Jardim da Saudade deverá receber o maior número de visitantes.  Equipes da Sensur acertam os últimos detalhes de limpeza, a maior movimentação é de trabalhadores de serviços gerais que aproveitam a data para ganhar um dinheiro extra.

Anúncios


É o caso do pintor Evandro Souza, ele disse que este ano, embora as contratações para serviços de abertura de letreiros e pintura de túmulos tenha baixado 30%, ainda sim, o período garante uma boa renda para o feriado prolongado.


“Todo ano já é um serviço certo, temos até clientes que repetem a contratação, é só vir para o Cemitério”, brincou o servente.


Outra que fatura bem nesta época do ano é a dona de casa Valdirene Nascimento. Ela faz serviços de limpeza de túmulos e estava com a mão na massa quando a reportagem chegou. Aos 32 anos, Valdirene conta que espera ansiosa todos os anos para chegar o Dia dos Finados. “Faturo bem, dá pra comprar alimentos por duas semanas”, comentou.


Analfabeta, desde que chegou do seringal que Valdirene não consegue emprego. Ela também não recebe nenhum benefício do governo federal. Dona Carlinda Brito, conta que de dois em dois meses contrata os serviços da dona de casa para limpar o túmulo de seu esposo, falecido há 13 anos.


Até o início da tarde, o município não divulgou nenhuma portaria estabelecendo a organização do Dia dos Finados. As equipes limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fazem a manutenção e pequenos reparos da parte interna dos cemitérios. Na parte externa hoje pela manhã, apenas pintura da parada de ônibus da Rua Rio de Janeiro era providenciada.


No Cemitério São João Batista existem 9.882 lotes, cerca de 10 mil sepulturas. Nonato Santos, um dos fiscais de plantão nesta manhã, conta que nos últimos oito anos, tem reduzido o número de pessoas que visitam seus entes queridos no feriado prolongado. Ele ver todos os anos, o comércio de flores, serviços e de velas, se misturar ao dia em que acredita ser de reflexão.


“Essa rotina acontece todos os anos. Acho que essa data é de reflexão”, comentou o fiscal.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido