Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cientista Político diz que petista Marcus Alexandre demonstrou arrogância e desdém contra Tião Bocalom no debate

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Logo após o debate promovido pela TV Gazeta (afiliada da Rede Record) com os candidatos postulantes ao cargo de prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PSDB) e Marcus Alexandre (PT), a reportagem de AC24horas entrou em contato com o cientista político e Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC),Nilson Euclides da Silva, para tecer suas considerações sobre o desempenho do tucanos e do petista na Televisão.


Confira a entrevista com o analista político em primeira mão.

Anúncios


AC24horas: Professor, como o senhor avalia o desempenho dos candidatos no debate promovido peta TV Gazeta neste segundo turno?


Nilson Euclides: O candidato da FPA se mostrou seguro, e demonstrou conhecimento de quem participa de um grupo que administra o estado a mais de 14 anos, e isso o levou a demonstrar uma arrogância e desdém para com o adversário. Por outro lado, o Bocalom, apesar de não dominar a fundo as informações de gestão, demonstrou mais simplicidade no trato com a coisa pública, o que pode ter passado para o eleitor um simpatia que pode render alguns votos.


AC24horas: Esse debate, faltando poucos dias para o dia 28, pode mudar o quadro atual na preferência dos eleitores?


Nilson Euclides : Acho que vai influenciar pouco porque nenhum dos dois conseguiu dar o que chamamos de nocaute.


AC24horas: Quais foram os ingredientes que faltaram para acontecer o nocaute?


Nilson Euclides : Por parte do Bocalom, trazer a questão política pra dentro do debate, citar o controle, a falta de liberdade e da dominação que existe em um estado que por falta de alternativas econômicas se sujeita a servidão de um grupo político que fará de tudo pra se perpetuar no poder. Estas são questões que vão além de projetos e precisam ser colocadas com transparência.


AC24horas: E com relação ao Marcus Alexandre?


Nilson Euclides : Explorar de forma inteligente, sem demonstrar arrogância e superioridade a falta de informação técnica que o adversário tem.


AC24horas: Essa arrogância e superioridade do petista apontadas no debate contou pontos a favor ou contra? Como o eleitor pode avaliar isso?


Nilson Euclides : Olha, eu me lembro de uma eleição que o Cristovão Buarque disputou com o Joaquim Roriz. No debate, o Cristovão trucidou o Roriz e perdeu a eleição naquela ocasião. Os analistas entenderam que o eleitor comum não gosta disso, e as vezes, um comportamento assim pode tornar o candidato antipático. Não estou dizendo que o mesmo aconteceu hoje, apenas fazendo um paralelo.


AC24horas: Após o debate, qual é o seu prognostico para os próximos dia de campanha?


Nilson Euclides: Acho que as pesquisas que serão divulgadas na sexta e no sábado devem indicar um quadro estável em relação aos últimos números do Ibope. Caso isso não aconteça e, por exemplo, os números apresentarem números ascendentes de um em relação ao outro, acho que o quadro ficará consolidado para aquele que demonstrar essa característica.


Da redação ac24horas
Rio Branco, Acre

Anúncios


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido