Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em rede de rádio e TV, Ministro Alexandre Padilha anuncia investimentos de R$ 14 milhões para a saúde do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares, da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou nesta segunda-feira, direto de Brasília, em entrevista ao Sistema Público de Comunicação (Difusora AM e TV Aldeia), a distribuição de sete unidades odontológicas móveis por meio do Programa Brasil Sorridente para os municípios de Rio Branco, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Jordão e Porto Walter. Para todo o Brasil serão mil unidades.

Anúncios


A unidade móvel possui consultório odontológico móvel, instalado numa van adaptada. Esse veículo irá circular por regiões em que as pessoas têm dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal. Cada unidade tem capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês.


Além dos veículos, o Acre irá receber R$ 14 milhões para manutenção dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). “Nós estamos dando mais um passo no Brasil Sorridente, que é levarmos dentistas, auxiliares dentistas, com cadeiras odontológicas, também equipamentos, mais perto onde as pessoas vivem, sobretudo, nas principais áreas rurais, onde se concentra a pobreza. Além das novas unidades móveis teremos ações no estado do Acre no sentido de fortalecer o trabalho dos CEO’S. São três centros no Acre, nós estamos colocando mais recursos  para ajudar o estado do governador Tião Viana e o município a manter os profissionais, manter os equipamentos para os mutirões de prótese dentária”, informa o ministro Padilha.


De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil Sorridente contribuiu para elevar em 85% a produção de próteses dentárias em 2011 em comparação com 2010 – de 183 mil para 340 mil próteses. A previsão é chegar a 400 mil unidades até o final do ano em 1.304 municípios.


BRASIL SORRIDENTE – Lançado em 2004, o Programa Brasil Sorridente – integrante da Política Nacional de Saúde Bucal — implantou, pela primeira vez, políticas e ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes, por ano, no País. Hoje, o programa está presente em quase 90% das cidades das cinco regiões.


As equipes de saúde bucal – compostas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal – realizam, além do tratamento clínico, ações de promoção e prevenção à saúde junto às comunidades. Caso necessitem de tratamento odontológico mais complexo, os pacientes são encaminhados aos CEOs, onde têm acesso a cirurgias ou a tratamentos de canal, por exemplo, ou aos laboratórios regionais de prótese.


Em todo o País, há Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias em 1.304 municípios, 21,7 mil equipes de saúde bucal integradas à rede de atenção básica e 901 Centros de Especialidades Odontológicas. Em 2011, foram realizados mais de 150 milhões de atendimentos odontológicos na rede pública.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido