Menu

Pesquisar
Close this search box.

TRE diz que houve erro em cadastro registrou analfabetos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois da divulgação de que cinco candidatos a vereador se identificavam como analfabetos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou, na tarde de ontem, que os partidos erraram no preenchimento dos dados dos candidatos e que todos sabem ler e escrever.


Segundo a assessoria de imprensa da Justiça Eleitoral, as informações estão sendo corrigidas. A Constituição Federal impede que analfabetos sejam eleitos para cargos públicos.

Anúncios


O promotor eleitoral Rodrigo Curti, disse na manhã de ontem que solicitou os documentos de dois dos cinco candidatos a vereador de Rio Branco citados na matéria, confirmando que houve erro na divulgação dos dados pelo sistema chamado CandEx2012. Ele apresentou os documentos e confirmou que a falha foi cometida pelos próprios partidos.


O representante do Ministério Público Eleitoral informou que o problema de informação não atrapalhará os políticos, pois os documentos comprovam a escolaridade.


“Eles comprovaram que sabem ler e escrever, apresentando declaração escrita de próprio punho, carteira de motorista e outros documentos que demonstram a alfabetização”, falou Rodrigo Curti.


No começo da tarde de ontem, o eletricitário Ismael Bernardo de Souza, e o servidor público Paulo Antônio Firmino da Silva, já não constavam mais como analfabetos.


Francisco de Assis Dantas Castro, Francisco Carneiro de Aguiar e José Elias de Alencar Fadul continuavam com a falha no cadastro. No final da tarde de ontem, o TRE divulgou uma nota confirmando o problema.


CandEx


O Sistema de Candidaturas Externo (CandEx) é preenchido pelos próprios partidos que devem se responsabilizar pelas informações prestadas. O problema é que o envio dos dados é realizado de última hora, o que ocasionaria a falha.


Rodrigo Curti explicou que é comum encontrar erros no preenchimento do formulário eletrônico, mas até o momento nenhum candidato deve o registro negado por falhas na divulgação dos dados.


Freud Antunes, do jornal A Tribuna, de Rio Branco-Ac


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido