Menu

Pesquisar
Close this search box.

Senador Sérgio Petecão apela por votação de projeto que restabelece horário do Acre

Da Redação da Agência Senado



Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o senador Sergio Petecão (PSD-AC) defendeu a votação imediata do projeto de lei do deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM), que restabelece o antigo horário do Acre. Ele criticou postura do senador Aníbal Diniz (PT-AC), que aprovou requerimento que estende a tramitação da proposta, aprovada na Câmara, a mais duas comissões no Senado. Petecão lembrou que o tema já foi objeto de referendo da população do Acre, que decidiu pelo antigo fuso horário e sente dificuldade de se adaptar ao novo fuso.


– O povo do Acre sente muito essa mudança. O que mais deixa a população indignada no nosso estado é que houve um referendo – reclamou, lembrando que o resultado da votação de 2010, na qual a população rejeitou o novo horário, foi encaminhado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), segundo a qual o referendo não teria validade.


Além da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o processo deverá ser analisado também na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).


Sérgio Petecão disse ainda que o plebiscito hoje defendido por Aníbal Diniz era para ter sido feito na época em que o então senador Tião Viana, do PT, hoje governador do estado, defendeu a implantação do novo horário em vigor.


Sérgio Petecão disse ainda que estudo da assessoria técnica da liderança do PT, citado em pronunciamento por Aníbal Diniz, não justifica a manutenção do horário atual, que provoca reações negativas na população, que considera a manutenção do horário atual uma atitude “truculenta e arbitrária”.


– Não é justo o que o povo do Acre está passando. O povo do Acre se manifestou dizendo que não aceita essa mudança de horário. O povo do Acre viveu cem anos nesse horário, que foi alterado – afirmou.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido