Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura consegue ampliar cadastro do Bolsa Família em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um trabalho minucioso da Secretaria Municipal de Assistência Social resultou na inclusão de 1.434 novas famílias no programa Bolsa Família a partir deste mês de março.


A expansão faz parte do Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal e só foi possível graças levantamento feito de casa em casa, com os agentes da Secretaria identificando as famílias em situação de extrema pobreza residentes no município, ainda não alcançados pelo programa e, por outro lado, verificando a situação dos atuais cadastrados, para constatar se as informações prestadas condizem com a realidade dos beneficiários. As novas famílias contempladas em sua maioria pertencem a zona rural. Para isso, novos cadastradores e veículos foram contratados, além da ampliação de toda estrutura para o atendimento.

Anúncios


Segundo a Secretária Rosa Silva apesar de árduo, o trabalho foi compensador porque muitos foram os casos de pessoas pedindo a inclusão no programa e as denúncias que chegaram ao conhecimento da Secretaria de pessoas fora do perfil que recebiam o beneficio. “A determinação do Prefeito foi de que, independente da quantidade de beneficiários já existentes, nós intensificássemos o trabalho com novos cadastros. Hoje nós não fazemos mais nenhum cadastro, sem conferir de perto a realidade de quem está querendo se cadastrar, se tem a necessidade de estar no programa. Com esse trabalho nós descobrimos professores, militares, diretores escolas, todo o tipo de pessoa que você possa imaginar estava cadastrado tirando o direito de quem realmente precisava. Então o Governo Federal viu esse nosso esforço e ampliou o número de bolsas, favorecendo 1.434 novas famílias que realmente se enquadram no perfil da Assistência Social”.


A Secretária também falou do ganho para a sociedade e o que representa a inclusão destas novas famílias no programa. Segundo ela, ganha a população, ganha o comércio e ganha o município. “Pra nós da Secretaria de Ação social representa uma felicidade muito grande, por estarmos inserindo no programa, pessoas que realmente precisam, porque esse é o nosso objetivo. Pra cidade isso gera um fluxo de mais dinheiro circulando no comércio. Pras famílias é uma oportunidade de melhorar a auto-estima. Pra muitas pessoas esse valor pago pelo Bolsa Família pode não representar muita coisa, mas pra essas famílias que estão abaixo da linha de pobreza,  isso representa muito, e a grande maioria delas passa o mês todo com esse dinheiro e apesar das dificuldades podem aspirar uma vida melhor. E nós nos sentimos felizes e gratificados por isso”, destacou a secretária.


Quando assumiu a prefeitura o Prefeito Vagner Sales encontrou um cadastro de 9.563 famílias, das quais 6.800 eram beneficiários no Bolsa Família. Durante a sua gestão graças ao empenho da Secretaria esse cadastro foi ampliado para 12.000, chegando ao total de 8.809 beneficiários.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido