Menu

Diretores do Consórcio de Jirau anunciarão vagas para nova fase de operação da Usina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Estarão em Rio Branco, nesta sexta-feira, toda a Diretoria do Consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR). Eles vêm ao Acre a convite do deputado Sibá Machado para, dentre outras atividades, anunciar a contratação de 210 profissionais para trabalhar na operação e manutenção da Usina de Jirau, buscar parceria para montar um curso de formação técnica em Eletromecânica no Acre, a exemplo do curso já definido em parceria com o Senai de Rondônia e fazer palestra sobre o empreendimento e sua sustentabilidade.


A Usina de Jirau, maior hidrelétrica em construção no Brasil e a 14ª do mundo em potência instalada, já se prepara para entrar na fase de operação até o final do segundo semestre, quando a primeira turbina deverá começar a gerar energia.

Publicidade

Integrante do Complexo de Usinas do Rio Madeira, de Rondônia, a UHE Jirau emprega um contingente de 15 mil pessoas que trabalham na montagem e construção de suas estruturas. É uma obra que, junto com a Usina de Santo Antônio, promete mudar o cenário social e econômico da região, dada a magnitude e importância das obras na geração de empregos e na promoção da inclusão social no entorno das cidades na qual estão inseridas.


Uma vez passada a fase da montagem estrutural entra em campo a necessidade de mão de obra específica, para atuar na manutenção e operação. A filosofia das contratações, de acordo com o diretor de Operação, Isac Teixeira “é de que as próprias pessoas, da região do empreendimento, sejam as responsáveis pela operação e manutenção da Usina”. Daí a idéia da promoção do debate para proporcionar aos estudantes acreanos a oportunidade de acesso a esta grande obra.


Segundo o diretor Administrativo da ESBR, Paulo Montuano, a equipe de funcionários diretos da ESBR para a operação será de 274 profissionais, dos quais 210 serão alocados na área de Operação e Manutenção e 64 nos setores Administrativo e Financeiro, Institucional e de apoio. De imediato serão contratadas 59 pessoas, até o final deste ano, seguindo-se com mais 47 contratações no próximo ano, 37 em 2014 e 58 em 2015.


De acordo com o deputado Sibá Machado, que promove o encontro para motivar os jovens estudantes para área das engenharias, este encontro representa um grande avanço na posição do Acre neste novo cenário que se coloca para a Região Amazônica. “A ideia da disponibilidade destas vagas para estudantes acreanos nasceu exatamente no dia da assinatura do estatuto do CEEAC, e só fortalece o sentimento de integração e fortalecimento regional a partir de grandes projetos em execução pelo Governo Federal”, disse o deputado, fazendo referência a outro grande projeto que vai atender a demanda de mão de obra qualificada para atender as Usinas do Madeira, o Centro de Excelência Energética do Acre.


A UHE Jirau já tem cerca de 70% de suas obras concluídas. Até janeiro, 1.500.000 metros cúbicos de concreto já haviam sido lançados, o que corresponde a 60% do total previsto, que é de 2.500.000. A parte de escavação já está 85% concluída e a montagem eletromecânica também está cumprindo o cronograma estabelecido para que a primeira, do total de 50 turbinas do tipo bulbo, comece a gerar energia ainda em 2012. Estarão no Acre o diretor presidente do ESBR, Victor Paranhos, o Diretor Institucional, José Lúcio, Diretor de Operação e Manutenção, Isac Teixeira e o Diretor Administrativo Financeiro, Paulo Montuano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido