Cruzeiro do Sul é a única cidade do Acre que ainda sofre com a enchente no estado
Salomão Matos
Da redação de ac24horas
[email protected]
A cidade de Cruzeiro do Sul-Acre, continua em situação de emergência por causa da enchente do rio Juruá, que recebe muita água do seu principal afluente rio Moa e está acima da cota considerada de transbordamento (13m).
No relatório emitido pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (21), o volume de água do rio Juruá esta medindo 13m24cm e a previsão é que o manancial ganhe ainda mais força dado as constantes chuva nas cabeceiras. A Defesa Civil local ainda não informou números sobre famílias atingidas pela enchente.
Em Rio Branco, o nível do rio Acre apresenta somente 11m08cm em sua calha, bem abaixo da cota de alerta que é de (13m50cm).
Nas cidades de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapurí por onde o rio Acre também passa, a baixa do volume de água é bem mais acentuada, marcando apenas 4m.
Sena Madureira- Rio Iáco- 13m07 (situação normal)
Tarauacá- Rio Tarauacá- 5m50cm (situação normal)

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) decidiu instaurar um inquérito civil para apurar uma denuncia de que o vice-prefeito de Sena Madureira, Gilberto Lira, teria, supostamente, furado a fila da vacina contra a Covid-19. O despacho foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta segunda-feira, 23.
Segundo o promotor de justiça, Luis Henrique Corrêa Rolim, a denúncia que chegou ao conhecimento do Ministério Público, ainda em 2021, relata que, supostamente, o vice-prefeito da cidade, Gilberto Lira, mesmo não fazendo parte do grupo considerado como prioritário na primeira fase de vacinação da COVID-19 em Sena Madureira, foi favorecido e recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus.
O órgão controlador abriu um procedimento preparatório na época do ocorrido, porém, como não concluiu os fatos então denunciados, decidiu abrir um inquérito – visando analisar minuciosamente toda a documentação acostada nos autos pela administração pública, e posteriormente, acompanhar os desdobramentos do caso. “Resolve converter o presente Procedimento Preparatório em Inquérito Civil, com fulcro no art. 25, §3º, inciso III, da Resolução 028/2012”, diz trecho do despacho.

O deputado estadual Roberto Duarte (Republicanos) protocolou na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 23, o Projeto de Lei (PL) que põe fim ao pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) no Estado do Acre. Atualmente os contribuintes pagam uma taxa de licenciamento anual no valor de R$184,10.
O principal argumento do autor do PL, deputado Roberto Duarte, é a implantação da emissão digital do documento de licenciamento. Atualmente, o motorista pode ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) por meio de um aplicativo.
“Com a emissão do documento de forma digital, a cobrança pela prestação do serviço se faz descabida. Peço a todos os deputados que fiquem ao lado do povo. A cobrança da taxa ainda pesa no orçamento do contribuinte num momento crítico, em que as dificuldades financeiras atingem muitas famílias no Estado do Acre, que gastam valores exorbitantes com energia elétrica e combustível. Vamos lutar pela isenção dessa taxa”, afirmou.
O CRLV é emitido exclusivamente de forma eletrônica por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC). Portanto, o proprietário do veículo não receberá mais a versão impressa e poderá fazer a cópia, bem como do documento do carro digital com o QR Code gerado pelo DENATRAN.
O PL surgiu após sugestão do cidadão
Andresso Magalhães, em conversa com o deputado Roberto Duarte.
“Procurei o deputado, pois acredito que ele é um dos únicos que luta pelas causas do povo. Ouvi ele falando na rádio sobre ICMS da energia solar e procurei para mostrar o PL sobre essa causa. Se o Detran não está imprimindo o papel desse documento, tem que pelo menos baixar essa taxa”, disse Andresso.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na manhã desta segunda-feira, 23, o suspeito de matar Marina Paz Katriny, de 30 anos. A vítima foi encontrada na última quarta-feira, 18, com o corpo parcialmente carbonizado.
De acordo com informações, o homem, que não teve sua identidade divulgada, era namorado da vítima. O caso é investigado pela 17ª Delegacia de Polícia e foi registrado como feminicídio.
Segundo o delegado Mauro Aguiar Machado, durante o interrogatório, o acusado confessou que matou a namorada e detalhou o crime. Mais informações devem ser repassadas em entrevista coletiva.
Marina morava há 6 anos com uma tia em Brasília, era formada em pedagogia e pós-graduada em ensino especial. Se mudou para a cidade em busca de oportunidades.
A acreana foi enterrada neste domingo, 22, ao lado de seus familiares e amigos. Uma vaquinha foi realizada para custear o translado de seu corpo até Rio Branco e em poucas horas atingiu a meta.

Funcionários do Posto de Combustíveis Canindé, localizado na Rodovia AC-40, em frente ao Parque Chico Mendes, no bairro Vila Acre, no segundo distrito de Rio Branco, viveram momentos de terror na madrugada desta segunda-feira, 23, após quatro criminosos não identificados cometerem um roubo na empresa.
De acordo com informações da polícia, era por volta das 02h35min, quando bandidos encapuzados chegaram em um veículo modelo Onix, de cor vinho, e em posse de armas de fogo, anunciaram o assalto, renderam os dois frentistas e uma terceira vítima que presta serviço gerais no posto de combustível. As vítimas foram levadas para parte de trás do estabelecimento e foram amarradas com braçadeiras de plástico. Deles, os bandidos subtraíram todos os celulares.
Em seguida os criminosos foram até ao local onde fica o cofre da empresa e com uma ferramenta Makita conseguiram serrar, desprender e levar o cofre. Após a ação, os bandidos fugiram do local tomando rumo ignorado.
Os funcionários conseguiram se soltar e acionaram a Polícia Militar que ao chegar ao local, isolou a área para os trabalhos de perícia e em seguida fez patrulhamento na região em busca de prender os autores do crime sem êxito. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
-
TIRANDO ONDA
Governador inova na dancinha do Tik Tok: “Desenrola, bate e conserta as coisas que precisam terminar”
-
TRAGÉDIA NO SUL
Dono do Hotel Imperador Galvez, Maurício Lisboa morre em acidente
-
ASSISTA AO VÍDEO
Com gol de goleiro no 2º tempo, Rio Branco arranca empate com o Amazonas pela Série D
-
Destaque 6
Justiça condena Ícaro a mais de 11 anos de prisão em regime fechado e Alan a 7 anos, respondendo em liberdade
-
TUDO POR AMOR
Pedreiro descobre traição e tenta matar amante da mulher a tiros
-
ALERTA!
Símbolo nazista e ameaça de massacre mobiliza polícia
-
Destaque 4
Gladson descarta reeleição de Mailza pelo PP e diz que Senado “está nas mãos” de Bittar
-
VEJA O EDITAL
Justiça abre processo seletivo para cessão de servidores efetivos da Administração Pública