Conecte-se agora

Desmatamento zero será a principal bandeira do Greenpeace na Rio+20

Publicado

em

 

A organização não governamental ambientalistaGreenpeace quer promover a discussão sobre o desmatamento zero durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá em junho, no Rio de Janeiro.

Essa será a principal bandeira da ONG durante o evento. Porém, diante da decepção dos ambientalistas em relação ao rascunho do documento que servirá de base das negociações durante a conferência, conhecido como ‘draft zero’, as manifestações do Greenpeace serão realizadas em eventos paralelos, na Cúpula dos Povos, fora da agenda oficial.

O coordenador do Greenpeace para a Rio+20, Nilo D’Ávila, criticou a “falta de audácia” da Organização das Nações Unidas (ONU) e do governo brasileiro no sentido de construir um documento mais forte. “O ‘draft zero’ é um zero mesmo”, analisou. Para ele, “um documento que começa fraco, tende a terminar mais fraco ainda”.

Por esse motivo, o Greenpeace preferiu levar os debates “para o lado de fora” da conferência oficial. “A gente quer discutir com a sociedade e levar questões importantes sobre a floresta e a matriz energética, em termos globais.”

O governo brasileiro defende o fortalecimento das fontes renováveis de energia na matriz internacional, informou à Agência Brasil o chefe do Departamento de Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador André Corrêa do Lago.

O embaixador, que é o principal negociador do Brasil para a Rio+20, acredita que a sociedade civil tem como função cobrar metas sejam mais ambiciosas dos governos. “Acho perfeitamente legítimo que ONGs, como o Greenpeace, se manifestem a favor de que sejam feitas mais coisas. É extremamente positivo.”

Lago espera que a sociedade influencie as decisões que serão obtidas na Rio+20. “Eu recebo com muita alegria que a sociedade civil queira mais do documento zero e faça todos os esforços possíveis para que o documento zero seja mais ambicioso. A função da sociedade civil é cobrar”, lembrou.

D’Ávila defendeu a inclusão das mudanças climáticas entre os temas a serem debatidos na Rio+20, mas disse que o governo brasileiro parece “querer fugir da questão”. O embaixador esclareceu que existe diferença entre abordar a questão e negociar a mudança do clima. Segundo ele, as negociações sobre o clima têm o seu próprio ritmo e ocorrem dentro da ONU. “Não tem sentido nenhum a Rio+20 abordar negociação de mudança do clima. Mas abordar os temas da mudança do clima, é claro que sim”.

Outro tema que está ganhando força dentro da conferência é a proteção aos oceanos e, por extensão, às águas profundas. “É um dos pilares da discussão contemporânea do Greenpeace”, salientou Nilo D’Ávila. Ele crê que esse deverá ser um dos destaques da conferência oficial.

A participação do Greenpeace na Rio+20 será focada na Cúpula dos Povos, reunião que deverá ocorrer paralelamente, como contraponto às negociações formais. No período, o Greenpeace abrirá à visitação pública o seu mais novo navio, o Rainbow Warrior, cujos equipamentos reúnem o que existe de mais moderno em termos de eficiência energética, aproveitamento de combustíveis e telecomunicações.

A ONG internacional montará também, no Aterro do Flamengo, um acampamento solar, onde voluntários e ativistas ficarão durante dez dias, usando apenas o sol como fonte de energia.

 

 

Tags: desmatamento, meio ambiente, preservação, rio, rio+20

Cotidiano

Listão dos aprovados no programa CNH Social sai até o fim do mês, segundo o Detran

Publicado

em

Já com atraso, devido às reformulações feitas pelo Governo Federal em alguns programas sociais, dentre eles o Bolsa Família, que agora é Auxílio Brasil, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) deverá divulgar até o final do mês os nomes dos 2001 aprovados do Programa CNH Social, bem como o cadastro de reserva. São mais de trinta mil inscritos, o que significa que cada vaga será disputada por 15 pessoas ou mais.

O Programa CNH Social foi lançado pelo Governador Gladson Cameli no dia 24 de janeiro deste ano com o objetivo de oferecer a oportunidade de pessoas de baixa renda, que participam de programas sociais do governo federal, tirar sua primeira Carteira Nacional de Habilitação ou mudar de categoria de forma gratuita. São três as modalidades de CNH Social, urbana, rural e estudantil.

De acordo com o Diretor de Operação do Detran, Anderson Castro, todos os dados estão sendo processados para garantir a celeridade, transparência e a lisura para que as 2001 pessoas selecionadas sejam realmente aquelas que cumpriram todos os critérios de classificação.

“Nós estávamos trabalhando para que até o final do mês possamos publicar o edital com nomes dos classificados, e outro com o cadastro de reserva, que será o dobro da quantidade de aprovados, que serão chamados em caso de alguma desistência”, concluiu o diretor.

Continuar lendo

Cotidiano

Sine oferece 68 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja as vagas disponíveis

Publicado

em

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine), está disponibilizando 68 vagas de emprego para várias áreas em Rio Branco, nesta segunda-feira, 16.

As oportunidades de trabalho são rotativas, ou seja, são divulgadas para o dia, podendo ou não estar mais disponíveis para o dia seguinte. O atendimento está sendo feito exclusivamente via telefone.

Para se candidatar, é necessário que o candidato esteja com o cadastro atualizado. Aqueles que precisam fazer o registro na instituição, devem ter em mãos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão poderá verificar se a vaga ainda está disponível através dos telefones (68) 3224-5094 (68) 3224-1519, (68) 3223-6502 ou (68) 0800 647 8182.

Continuar lendo

Cotidiano

Frente fria chega ao Acre e deixa tempo instável nesta segunda-feira, diz previsão

Publicado

em

Uma poderosa onda de frio que chega ao Acre e região vizinhas nesta segunda-feira, 16, deixa as noites frias durante a semana inteira. A incursão também deixará o dia instável no Estado, com chuvas pontuais, que podem ser fortes.

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, a forte massa polar deixará o tempo ventilado, com céu encoberto, e temporais podem ocorrer em algumas áreas.

Já em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o dia será quente, mas chuvas pontuais, que devem ser fortes em algumas áreas, ocorrem principalmente a partir da tarde.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 22 e 24ºC, pela manhã;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 15 e 17ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 22 e 24ºC, pela manhã;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 22 e 24ºC, pela manhã;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 17 e 19ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 24 e 26ºC, pela manhã;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, por volta das 23h e máximas, entre 27 e 29ºC, no início da tarde;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 30 e 32ºC, durante a tarde;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 29 e 31ºC, durante a tarde.

Continuar lendo

Cotidiano

Portaria da Saúde determina notificação compulsória de casos da Covid-19

Publicado

em

O Ministério da Saúde publicou portaria nesta segunda-feira (16) para incluir a Covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional.

A lista contempla doenças como dengue, hepatite, HIV, tuberculose e muitas outras. São 52 doenças de notificação compulsória no Brasil.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!