Menu

Gladson vai denunciar caos na saúde indígena do Acre na Comissão da Amazônia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado federal Gladson Cameli (PP/AC), vai oficializar uma denúncia junto a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (Caindr), presidida por ele na Câmara dos Deputados, sobre o descaso na saúde indígena do Acre, incluindo também as péssimas condições da Casa de Saúde Indígena (Casai) em Rio Branco, que foi interditada pela Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros e mesmo assim continua com uma superlotação de pacientes em suas dependências.


A denúncia está baseada em depoimentos de vítimas do abandono das aldeias e em vários municípios do estado e de organizações indígenas como o Movimento Indígena Unificado (MIU) e a Federação do Povo Huni Kui do Acre (Fephac) sobre casos que ameaçam a população indígena acreana.

Publicidade

Gladson Cameli concluirá os trabalhos como presidente da Comissão da Amazônia no início de março e já informou aos membros do colegiado que oficializará a denúncia, solicitando também que seja formada uma comissão para visitar pessoalmente algumas das aldeias da região.


Ele ressaltou que além do Acre, os povos indígenas são usados como bandeiras políticas em vários estados da Amazônia, mas amargam uma realidade sofrida, sendo vitimados pela fome, doenças e os mais diversos abusos contra seus direitos.


“O caso, que foi denunciado esta semana pelo Ministério Público Federal a Justiça Federal, é mais grave do que se tem conhecimento. Além de mais de vinte mortes de crianças por rotavírus em janeiro deste ano, há uma incidência assustadora de doenças como hepatite B, hepatite A, malária, câncer e leshiomaniose, e nós iremos atuar em todas as esferas necessárias para que os povos indígenas tenham seus direitos respeitados. É importante ressaltar que este é apenas o primeiro capítulo de uma série de denúncias que têm como vítimas centenas de indígenas acreanos”, afirmou Cameli.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido