Conecte-se agora

Acre faz mobilização inédita no país para reduzir as queimadas

Publicado

em

SÃO PAULO – Em 2005, o estado de Acre submergiu na fumaça das queimadas no mês de setembro. O aeroporto da capital Rio Branco fechou várias vezes, as escolas suspenderam as aulas e 10% dos 300 mil habitantes tiveram problemas respiratórios. O fogo sem controle transformou em cinzas cerca de 400 mil hectares de floresta amazônica. Seis anos depois, o Acre começa a colher os resultados de uma mobilização inédita no país para reduzir as queimadas. Os 28.784 focos de incêndio registrados no ano de 2005 caíram para pouco mais de 2,8 mil de janeiro de 2011 até agora. Nas contas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre reduziu o índice de incêndios florestais em mais de 90% entre 2007 e 2009 e há um plano para manter esse ritmo até 2015.

– Depois da destruição de 2005, houve uma mobilização da sociedade e do poder público contra as queimadas como nunca se viu no país – diz a procuradora Patrícia de Amorim Rêgo, da coordenadoria de Meio Ambiente do Ministério Público estadual.

O Ministério Público foi uma espécie de articulador desse movimento entre a população e o poder público. O MP recomendou que fosse decretada situação de emergência para marcar a gravidade da situação. Foram criados comitês municipais do fogo e cidades ganharam unidades da Defesa Civil. Pequenos produtores rurais, que sempre usaram o fogo para limpar o terreno antes de plantar, ganharam kits com abafadores e treinamento para evitar o descontrole das chamas. Os estragos de 2005 foram tão grandes que até passeatas nas ruas de Rio Branco foram organizadas contra as queimadas. Continue lendo AQUI

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Conheça o cotidiano dos engraxates do centro de Rio Branco

Publicado

em

O vídeomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi às ruas da capital para falar sobre uma profissão quase extinta, porém muito essencial para toda a população. Sabe de qual profissão estamos falando? Provavelmente não, mas quase nunca lembrados e muito menos valorizados, são os engraxates que fazem parte do nosso cotidiano e resistem à ameaça da extinção da profissão em meio a modernidade.

Os engraxates ou engraxadores são homens responsáveis pelo polimento e limpeza de sapatos. Essa profissão muito pouco valorizada, nasceu no ano de 1806, quando um operário poliu em sinal de respeito às botas de um general francês e foi recompensado com uma moeda de ouro por isto.

Primeira profissão da maioria dos entrevistados, os trabalhadores estão tendo que se reinventar para continuar sobrevivendo em meio à pandemia da covid-19.

No vídeo, Kennedy mostra a rotina de dois grupos que atendem em pontos estratégicos. O grupo que fica no Terminal Urbano que aproveita a movimentação de quase 50 mil pessoas que passam por ali todos os dias, já o grupo que presta serviços nas proximidades da Assembleia Legislativa, tem uma clientela mais seletiva, menos clientes, porém com um retorno financeiro.

Entre esses dois grupos, tem o maior marqueteiro dos engraxates, Kennedy Araújo. Ele se autodenomina “O Engraxate das Estrelas”. Quer saber mais? Aperta o play e assista as histórias desses trabalhadores.

Assista o vídeo:

video

Continuar lendo

Acre

Galvez vence Ypiranga por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro da Série D

Publicado

em

O Galvez mostrou toda a sua força na tarde deste domingo, 25, no Campeonato Brasileiro da Série D. Jogando no estádio Arena da Floresta, a vitória por 2 a 0 começou a ser construída  ainda no primeiro tempo quando Felipe fez um golaço  ao acertar um chute de fora da área. Na segunda etapa, Esquerdinha fez o segundo aproveitando contra ataque.
Com a vitória, o Galvez chegou aos 15 pontos e agora tem uma diferença de 7 pontos para a primeira equipe após a zona de classificação. Confira  a tabela.
Castanhal (PA) – 20 pontos
São Raimundo (RR) – 16 pontos
Galvez- 15 pontos
Penarol (AM) – 11 pontos
GAS ( RR) – 8 pontos
Ypiranga (AP) – 8 pontos
Fast (AM) – 6 pontos
Atletico Acreano  – 4 pontos
Continuar lendo

Acre

Pelo 2º dia seguido, Acre não registra mortes por covid-19

Publicado

em

Em boletim divulgado na tarde deste domingo, 25, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) registrou 16 novos casos de infecção por coronavírus, sendo todos confirmados por exames RT-PCR, fazendo com que o número de infectados salte para 86.952 nas últimas 24 horas.

Pelo segundo dia seguido, nenhuma notificação de óbito foi registrada neste domingo, 25 de julho, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça 1.796 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 237.344 notificações de contaminação pela doença, sendo que 150.383 casos foram descartados e 9 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 83.084 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 27 seguem internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Acre

Acreana de 24 anos desaparece após ida à Cacoal, em Rondônia

Publicado

em

A família de Kianaely Cristiny Ferreira de Aquino, 24 anos, busca informações acerca do paradeiro da jovem que está desaparecida desde o dia 28 de junho. Ela é natural de Tarauacá, interior do Acre. 

De acordo com a família, ela saiu de casa no dia 08 de junho alegando que iria fazer uma viagem a Porto Velho, mas que ao chegar lá informou a família que estaria se deslocando para Cacoal (RO). 

Após duas semanas no estado vizinho, a jovem interrompeu o contato com a família bloqueando todos das redes sociais, o que levantou suspeitas e preocupações acerca do paradeiro da jovem. 

De acordo com o boletim de ocorrência, a jovem desde o dia 28 de junho não atende mais as ligações, caindo sempre na caixa de mensagem. A família alega que a jovem nunca teve esse tipo de comportamento de não avisar a família. 

Em uma publicação nas redes sociais, a família de Kianaely pede para aqueles que saibam o paradeiro ou alguma informação que entrem em contato pelo número 992236033. 

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas