O trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) marcou a tarde desta sexta-feira (6) no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. A atuação rápida da equipe formada pela médica Drª Débora Gama, pela enfermeira Gel, e pelos condutores Otacílio e Wilian Viana e o tecnico de enfermagem Jânio, foi decisiva para a reanimação de uma criança de 1 ano e 5 meses vítima de afogamento.
Saiba mais: Criança se afoga dentro de caixa d’agua, sofre parada cardíaca e é reanimada
A criança foi encontrada desacordada dentro de uma caixa d’água em uma residência na Rua Maria Elza Castelo, Quadra 14, nas proximidades da creche José Maria Maciel. Desesperados, familiares retiraram o menino e pediram ajuda a vizinhos, que acionaram imediatamente o socorro.

Foto: Davi Sahid
Quando as ambulâncias — uma de suporte básico e outra avançado — chegaram ao local, a equipe iniciou as manobras de reanimação cardiopulmonar. Durante cerca de 30 minutos, os profissionais se revezaram nas massagens cardíacas, enquanto moradores e parentes acompanhavam em silêncio, apreensivos, aguardando qualquer sinal de resposta.
Após um longo período de tentativas, a criança voltou a apresentar sinais vitais. O instante foi marcado por forte emoção: pessoas que acompanhavam o atendimento se abraçaram, alguns choraram e aplausos espontâneos tomaram conta da rua em reconhecimento ao esforço da equipe médica. Os profissionais, ainda concentrados no atendimento, estabilizaram o paciente e o colocaram na ambulância de suporte avançado.
Em seguida, o menino foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado grave.
A atuação dos profissionais foi reconhecida por moradores da região, que destacaram a dedicação e o comprometimento da equipe. Em meio à tensão vivida pela família, o atendimento do Samu trouxe alívio e reforçou a importância do serviço de urgência para a população.


















