O Ministério Público de Rondônia (MPRO) deflagrou nesta quarta-feira (30) a Operação Rescaldo, em parceria com a Polícia Civil, Polícia Federal e outras forças integradas, para prender integrantes de uma facção criminosa envolvida em ataques a ônibus escolares nos distritos de União Bandeirantes e Jaci-Paraná, em janeiro deste ano.
As investigações apontam que os incêndios foram coordenados como retaliação às ações de combate ao crime no estado. Em União Bandeirantes, 10 ônibus foram incendiados na Escola 3 de Dezembro, sendo oito destruídos. Em Jaci-Paraná, cinco veículos foram alvo de ataque na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon.
A operação cumpre 12 mandados de prisão preventiva e 5 de busca e apreensão. A Justiça também autorizou a quebra de sigilo de dados de dispositivos eletrônicos apreendidos.
Os alvos responderão por crimes como incêndio em transporte coletivo, explosão criminosa e associação a organização criminosa. O nome “Rescaldo” faz referência à continuidade das investigações sobre os atentados.