Menu

Operação aponta 26 envolvidos no desvio de R$ 10,3 milhões em Tocantins

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Civil do Tocantins concluiu nesta terça-feira (29) a primeira fase da Operação Via Avaritia, que investiga fraudes em licitações e desvio de recursos públicos durante gestões passadas do Executivo estadual. Ao todo, 26 pessoas foram indiciadas, incluindo o ex-governador Mauro Carlesse (Agir), quatro ex-secretários e servidores públicos.


Segundo a investigação, mais de R$ 10,3 milhões foram desviados por meio de contratos fraudulentos para manutenção de imóveis públicos. O esquema envolvia empresas de fachada, superfaturamento e lavagem de dinheiro, com movimentações em outros estados como Distrito Federal, Goiás e Santa Catarina.


A polícia aponta que o grupo criminoso ignorou alertas de órgãos de controle, manteve os pagamentos mesmo após o início das investigações e tentou obstruir a apuração utilizando a estrutura do governo. Parte do dinheiro teria sido usado até para pagar curso de Medicina em instituição particular.

Publicidade


A investigação revelou um ciclo completo de corrupção, desde a manipulação dos processos licitatórios até saques em espécie e transferências indiretas. O caso agora segue para o Judiciário.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress