Menu

CPI da Grilagem recomenda cancelamento de títulos irregulares emitidos pelo Instituto de RR

Foto: reprodução/TV Assembleia
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Grilagem de Terras apresentou, nesta terça-feira (22), um relatório com denúncias e recomendações direcionadas ao Instituto de Terras de Roraima (Iteraima). A entrega do documento ocorreu durante reunião no Plenário Valério Caldas de Magalhães e foi feita ao novo presidente do órgão, Ionilson Sampaio.


O relatório aponta diversas irregularidades em processos de regularização fundiária em diferentes regiões do estado. Durante a oitiva, o presidente da CPI, deputado Jorge Everton (União Brasil), detalhou os casos investigados, destacando situações de grilagem nas glebas Baliza e Ajarani, além do chamado “complexo de terras” envolvendo Emilio Paludo e Ronaldo Braga. Também foram citados casos relacionados a Disney Mesquita e Gabriel Prestes, filho do governador Antonio Denarium (Progressistas).


Um dos episódios mais emblemáticos apresentados foi o de Estela Camargo, que denunciou um suposto esquema de grilagem em um terreno na zona rural de Boa Vista. Mesmo possuindo documentação legal, georreferenciamento e decisões judiciais favoráveis, Estela enfrenta um processo administrativo no Iteraima que, segundo ela, busca transferir a posse da área para Almiro Ferreira Marinho.

Anúncio


A CPI também recomendou investigações sobre práticas irregulares de regularização fundiária nas terras de Emilio Paludo, além da análise de registros de várias fazendas que estariam em nome de familiares.


A comissão segue com os trabalhos e deve apresentar novos relatórios sobre outros casos que ainda estão sob investigação.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress