Um deslizamento de terra ocorrido na Estação de Tratamento de Água I (ETA I), na madrugada desta segunda-feira, 16, prejudicou parte do abastecimento de água em Rio Branco. O incidente comprometeu a estrutura que transporta a água para o sistema de tratamento da capital.
De acordo com o presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, o acesso à torre de captação cedeu, causando o rompimento de duas redes de captação, restando apenas uma em funcionamento. “O problema foi parcialmente solucionado e, até as 16h de hoje, já retomamos 83% da capacidade de tratamento. No local, o fluxo da água é muito intenso, mas estamos trabalhando para normalizar a situação”, afirmou Pereira em entrevista ao ac24horas.
O Saerb também planeja acionar a Defesa Civil para realizar uma vistoria na área afetada e avaliar os riscos estruturais. “É uma questão de solo que está se acomodando, e estamos pensando em um plano B para evitar problemas futuros”, acrescentou o presidente.
Vale lembrar que o abastecimento de água na capital já está reduzido desde novembro, em função de uma manutenção nos decantadores da Estação de Tratamento de Água II (ETA II). A previsão é de que os reparos na ETA II sejam concluídos até o próximo dia 25.