Menu

Mulher que teria inspirado ‘Bebê Rena’ processa Netflix e pede mais de R$ 890 mi

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma mulher britânica que alega ser a inspiração para a personagem perseguidora de ‘Bebê Rena‘, série de sucesso da Netflix, iniciou um processo contra o serviço de streaming nesta quinta-feira, 6, exigindo uma indenização de 170 milhões de dólares (cerca de 894 milhões de reais).

Fiona Harvey se identificou como a “Martha” da vida real, a mulher delirante, violenta e abusiva no centro do fenômeno global criado e protagonizado por Richard Gadd, que em seu episódio inicial afirma ser “uma história real”.

Anúncio

Essa declaração “é a maior mentira na história da televisão”, diz a ação judicial apresentada na Califórnia, nos Estados Unidos.

“É uma mentira contada pela Netflix e pelo criador da série, Richard Gadd, por ganância e desejo de fama; uma mentira elaborada para atrair mais espectadores, conseguir mais atenção, para fazer mais dinheiro, e para violentamente destruir a vida da demandante, Fiona Harvey”, acrescenta o texto.

“Nós pretendemos defender esta questão de maneira vigorosa e defender o direito de Richard Gadd de contar a sua história”, afirmou um porta-voz da Netflix em um comunicado.

A série de sete episódios estreou em abril e rapidamente conquistou um enorme público. Em ‘Bebê Rena‘, que é baseada em um monólogo de Gadd, uma versão ficcionalizada do autor, Donny, conhece uma mulher no pub onde ele trabalha.

O que se desenrola ao longo da narrativa é um calvário perturbador de anos, no qual Martha envia milhares de e-mails, mensagens de texto e voz para o protagonista, sua namorada e sua família.

Martha, que segundo a série já havia sido anteriormente condenada por perseguir um advogado, também abusa sexualmente de Donny.

Gadd disse a jornalistas que mudou detalhes sobre Martha para proteger sua identidade, mas “detetives” da internet não demoraram a descobrir Fiona Harvey e começar a fazer contato com ela pelas redes sociais.

Desde então, ela já apareceu na televisão britânica negando ter bombardeado Gadd com mensagens ou ter atacado a ele e sua namorada.

“Os réus contaram essas mentiras e nunca pararam, porque era uma história melhor do que a verdade, e histórias melhores geram dinheiro”, diz o processo. “E a Netflix, uma empresa de entretenimento bilionária e multinacional literalmente não fez nada para confirmar a ‘história real’ que Gadd contou”.

A ação alega difamação, imposição intencional de sofrimento emocional e negligência, entre outras reivindicações, e exige 170 milhões de dólares.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.