Menu

Pesquisar
Close this search box.

Servidores do IFAC aderem a movimento nacional e deflagram greve por tempo indeterminado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Servidores técnicos administrativos em Educação (TAEs) e docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) da maioria das unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) decidiram pela adesão ao movimento de greve nacional por tempo indeterminado.


A diretoria do Sinasefe Acre, seção sindical do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica informa que até agora, os campi Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri, Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Baixada do Sol tiveram a maioria de votos a favor, já definiram calendário de início e estabeleceram a formação dos comandos de greve. Sena Madureira é a primeira a suspender as atividades, a partir desta sexta-feira (5).

Anúncios


Cronograma de Início da Greve de Servidores do Ifac


SENA MADUREIRA: 05/04 (sexta-feira)


RIO BRANCO: 06/04 (sábado)


TARAUACÁ: 08/04 (segunda-feira)


CRUZEIRO DO SUL: 08/04 (segunda-feira)


XAPURI: 08/04 (segunda-feira, às 12h)


BAIXADA DO SOL: 08/04 (segunda-feira, às 17h30)


Greve Geral


A greve geral foi aprovada na 188ª Assembleia Nacional do Sinasefe, promovida no dia 27 de março deste ano. Na mesma plenária, se deliberou a ação de movimento paredista, o que quer dizer que, coletivamente, as classes se unem para uma intervenção imediata, recorrendo à paralisação, até que o governo as atendam efetivamente.


A decisão surgiu após a falta de respostas do Governo Federal às propostas de melhorias estruturais nas carreiras apresentadas pela entidade nas mesas de negociações específicas que foram abertas em setembro de 2023. Os servidores aguardavam posicionamento desde outubro.


De acordo com dados divulgados no site do Sinasefe Nacional, servidores TAEs e docentes EBTT de 50 seções sindicais também aprovaram adesão, o que corresponde a mais de 360 unidades da Rede Federal, espalhadas por 23 estados do Brasil.


Reivindicações


O movimento nacional reivindica melhorias nas carreiras, nos salários e nos orçamentos das instituições federais de Educação. Além das pautas nacionais, durante as assembleias ocorridas com os servidores dos campi do Ifac foram levantadas as demandas locais, entre elas: melhorias estruturais, segurança e garantias de recursos para difusão de pesquisas.

Anúncios


Com informações da assessoria do Sinasefe Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido