Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jovens ‘nem-nem’ chegaram a 9,6 milhões em 2023, mostra pesquisa

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Brasil tem 9,6 milhões de jovens que estão sem estudar e sem trabalhar. Essa situação, de dupla falta de oportunidades, atinge quase um quinto (19,8%) da população com idade entre 15 e 29 anos, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) Educação de 2023, divulgada nesta sexta-feira 22 pelo IBGE. Os resultados mostram que a proporção de jovens sem trabalho e sem estudo está diminuindo no país, mas segue em patamar preocupante.


Dos 48,5 milhões de jovens brasileiros de 15 a 29 anos, 9,6 milhões não trabalhavam nem estudavam ou se qualificavam em 2023 — correspondendo a 19,8% da população brasileira. São os apelidados “nem-nem”. Por outro lado, 15,3% estavam ocupadas estudando; 25,5% não estavam ocupadas, porém, estudavam; e 39,4% estavam ocupadas e não estudando, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Educação, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Anúncios


O estudo mostra que mulheres (25,6%) e pessoas pretas e pardas (22,4%) representam a maior porcentagem de pessoas que não trabalhavam e nem estudavam no último ano. “Como destacado do estudo, mulheres e a população negra são a maioria. É um reflexo das desigualdades sociais e das dificuldades que se apresentam para essa parte da população. Muitos abandonam o ensino formal na busca de oportunidade de emprego, no entanto, enfrentam barreiras para inserção no mercado de trabalho”, diz Mariano que reforça a necessidade de se avançar em políticas públicas voltadas para atender a essa parcela da população.


Outra mostra do estudo é que mais da metade (54,5%) da população de 25 anos ou mais de idade tinham pelo menos o Ensino Básico obrigatório em 2023. As taxas de educação estão crescendo desde o ensino básico até o ensino superior, mas o desafio da educação no país ainda continua. No Brasil, apenas 19,7% da população tem ensino superior completo e o analfabetismo ainda é uma realidade no país.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido