Menu

Pesquisar
Close this search box.

PF prende PM da reserva que atuava em milícia invasora de terras disputadas por indígenas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um policial militar da reserva, identificado como “Botelho”, foi preso pela Polícia Federal na segunda-feira (18) suspeito de integrar milícia armada que promove invasões de terras em Tomé-Açú, no nordeste do Pará. A investigação é sigilosa.


A região onde ocorre as invasões é marcada pelo conflito envolvendo disputas de terras entre indígenas e empresas do ramo do óleo de palma, que ficou conhecido como “guerra do dendê”. Em uma das invasões armadas, três pessoas ficaram feridas em uma aldeia indígena.

Anúncios


Segundo as denúncias sob investigação, um grupo de indígenas busca expandir áreas de ocupação e contratou serviços de pistoleiros, incluindo “Botelho” e outros dois que usavam coletes da Polícia Federal. A situação gerou um conflito interétnico entre os indígenas Tembé.



“Botelho” e outros dois suspeitos de integrar o grupo de pistoleiros são suspeitos de fazer ameaças a indígenas, além de escoltar cargas roubadas de dendê e atuar nas invasões.


Segundo a PF, a prisão de “Botelho” faz parte da segunda etapa da operação Guaicuru, ação que prendeu duas lideranças indígenas no dia 29 de janeiro: Paratê e Marques Tembé. A prisão do policial foi pedida logo após a primeira etapa da operação.
A PF informou que o agente reformado passou a ser procurado por conta da suspeita de invasão de terras produtivas de dendê e de atentar contra povos indígenas e quilombolas. A prisão foi na casa dele.


A operação teve apoio da Polícia Civil do Pará, que não deu detalhes.
Os crimes apurados são: tentativa de homicídio, associação criminosa, milícia privada, posse ilegal de arma de fogo, dentre outros, segundo a PF.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido