Menu

Pesquisar
Close this search box.

IFAC e Prefeitura de Feijó iniciam tratativas para implantação de novo campus no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No último dia 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), sendo um deles no Acre, no município de Feijó, interior do Estado.


Nesta terça-feira (20), o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Prefeitura de Feijó deram início às primeiras tratativas para implantação do novo campus no município. O encontro contou com a presença da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante do Santos, e do prefeito Kiefer Cavalcante.

Anúncios


A expectativa é de que um escritório seja instalado em breve na cidade de Feijó. O espaço, que será cedido pela prefeitura, funcionará como sede para que sejam iniciados os primeiros trabalhos administrativos, como assinaturas de termos de cooperação e envio de informações para o Governo Federal, para implantação da nova unidade no Acre.


“A ideia é de que possamos instalar um escritório na cidade de Feijó. Nesse espaço também será possível dialogar de forma mais fácil com a prefeitura e a comunidade sobre como se dará a implantação do campus. A partir daí, uma equipe do Ifac irá identificar espaços provisórios para que cursos comecem a ser ofertados, enquanto a instituição busca por áreas para a construção definitiva da unidade”, destacou a reitora do Ifac.


Ainda de acordo com Rosana Cavalcante dos Santos, a escolha dos cursos para serem ofertados no novo campus em Feijó terá participação ativa da comunidade. “Por meio de audiências públicas, que são feitas diretamente com a comunidade local, vamos conseguir identificar quais as reais necessidades do município e trabalhar para a oferta de cursos que sejam vinculados aos arranjos produtivos locais”.


Em relação à implantação da unidade, a reitora do Ifac explicou que somente após esta fase inicial administrativa é que o Ministério da Educação inicia a liberação de recursos para a construção dos espaços. “Nesse momento, também estamos aguardando o Governo Federal realizar o encaminhamento do projeto de lei, para o Congresso Nacional, sobre a implantação das novas instituições federais, que irá definir cargos e funções para cada nova unidade”.


Para o prefeito de Feijó, Keifer Cavalcante, a instalação da unidade irá garantir novas condições de estudo para a comunidade. “Além disso, será a oportunidade de trazer mais qualidade de vida para as pessoas, principalmente para os jovens que precisam se deslocar para a capital acreana para estudar”, afirmou.


Com informações da Diretoria de Comunicação do Ifac.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido