Menu

Pesquisar
Close this search box.

Famílias que estavam em abrigos são levadas de volta para casa após vazante do Rio Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após a vazante do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, famílias desabrigadas pela cheia estão sendo retiradas das 12 escolas que funcionaram como abrigos e sendo levadas de volta para suas casas.


Conforme a Defesa Civil Municipal, 50 das 134 famílias que estavam nos abrigos já retornaram às residências onde moram. O processo de retorno teve início no final de semana.

Anúncios


O retorno de cada família é decidido com base em vistorias e relatórios da Defesa Civil que verifica a segurança da estrutura das residências. “O principal cuidado é verificar as condições do terreno e da residência, assegurando que não houve danos significativos pela força das correntezas. Esse trabalho está em andamento desde sábado, e até quarta-feira pretendemos concluir a remoção de todas as famílias”, relatou o coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, Tenente José.


Maria do Carmo Maciel (80), uma das abrigadas pela prefeitura, expressou gratidão pelo apoio recebido durante o período no abrigo. “Graças a Deus, recebemos café, almoço, janta, tudo providenciado pela prefeitura. Teve atendimento médico e dentista. Mas é bom voltar para casa porque não tem nada como a casa da gente”, pontua.



O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, esteve presente nos abrigos nesta segunda (18) para acompanhar de perto o processo de retorno das famílias desalojadas, após a vazante do Rio Juruá. “Nesse primeiro momento, estamos distribuindo sacolões, kits de higiene e de limpeza. Estamos aguardando que o Governo Federal faça a transferência de recursos dos auxílios emergenciais para que possamos ajudar as famílias. E no dia 4 de abril teremos uma reunião com dois ministros em Rio Branco: das Cidades e da Integração Nacional para tratar de algumas propostas para melhorar a infraestrutura e não tenhamos tantos danos nas enchentes. Estamos fazendo um documento, inclusive com sugestões de investimentos que podem ser feitos para evitar os danos nas enchentes”, pontuou Zequinha.


O Rio Juruá, que alcançou 14,04 metros, está agora com 10,43 metros. 134 famílias, mais de 500 pessoas atingidas pela enchente, foram levadas para 12 escolas municipais e estaduais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido