Menu

Pesquisar
Close this search box.

Embrapa realiza neste sábado, dia de Campo sobre cultivo de soja para produtores acreanos

Foto: Canal Rural
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Acre) e parceiros realizam neste sábado, 16, na Fazenda Vale do Sol, localizada na BR 317 (km 53 – km 5 – Vila Pia), em Porto Acre (AC), o Dia de Campo “Acretec: cultivando tecnologias em grãos”. O evento é gratuito e aberto ao público, com o início das atividades a partir das 7h30, com o objetivo de apresentar tecnologias para o cultivo da leguminosa no estado.


A programação inclui visita ao campo, palestras e atividades práticas. De acordo com a empresa pública, serão apresentados 12 cultivares de soja da própria Embrapa e 24 de empresas do ramo de sementes. Os materiais estão sendo avaliados com relação à precocidade, adaptação ao clima e solo do Acre, resistência à doenças fúngicas e densidade das plantas.

Anúncios



“O evento é uma oportunidade para produtores do ramo conhecerem o potencial de novas cultivares de soja. As que apresentarem resultados mais satisfatórios, poderão ser indicadas como alternativa para os cultivos no Acre, inclusive em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP)”, explica o pesquisador Idésio Luis Franke, da empresa, em material de divulgação.


O presidente da Embrapa-Acre, Bruno Pena, diz que diante da expansão que o Acre experimenta na atividade agrícola, com área de cultivo de soja superando os 17 mil hectares, a empresa precisa chegar perto do produtor para desenvolver tecnologias voltadas para as condições locais.


“No caso desse dia de campo, nós fizemos um experimento com um produtor que é parceiro nosso, e fizemos um arranjo chamado de posicionamento de cultivares, ou seja, nós cultivamos cultivares de soja da Embrapa e de empresas privadas também, para a gente poder apresentar aos produtores aquela que tem maior produtividade, melhor condição de colheita e que o manejo é mais facilitado para o local”, explicou.


Soja no Acre


Com cada vez mais destaque na produção agrícola do Brasil, a soja vem ganhando maior espaço ano a ano no Acre. No estado, segundo dados da própria Embrapa, a produção estimada de soja na safra 2023/2024 é de 60 mil toneladas, representando um aumento de 32% em relação à safra anterior de 2022/2023. Além disso, a área colhida na safra atual apresenta 17.500 hectares, 45,8% maior que a safra anterior.


Outro dado importante é que a produtividade média no estado do Acre está prevista em 3.460 kg por hectare, 5% acima da média nacional, segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (fevereiro de 2024), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).


O município acreano com maior quantidade de produção do grão é Plácido de Castro, com 16.185 mil de toneladas. Na sequência estão: Capixaba (9.750), Rio Branco (6.765), Senador Guiomard (5.017) e Xapuri (3.258). Esses dados mostram o potencial de produção de soja no Acre.


O Dia de Campo “Acretec: cultivando tecnologias em grãos” é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Indústria (Sebrae-Acre), Farm Solution, Agro São Miguel, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AC), da Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Sepa), Sicoob Uni Acre e outros apoiadores.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido