Menu

Pesquisar
Close this search box.

Calorão intenso nos próximos dias: previsão diz onde e quando

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A previsão do tempo indica que a semana será marcada por tempo seco e altas temperaturas na Região Sul e Sudeste.


Enquanto isso, o Centro-Oeste terá pancadas de chuva isoladas, com volumes variando entre 10 e 50 mm de acordo com a localidade.

Anúncios


No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve garantir chuvas em áreas do centro-norte, enquanto o norte do país terá nebulosidade e pancadas isoladas.


Norte

A semana começará com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda espalhando muita nebulosidade no norte do Pará e leste do Amapá. No norte de Roraima, o tempo permanecerá firme, enquanto nas demais áreas predominará o sol com tempo abafado e pancadas isoladas de chuva com trovoadas.


O acúmulo de chuva diminuirá em todas as áreas


No Acre, Rondônia, Amazonas, Tocantins e restante do Pará, os volumes variam entre 20/30mm.


Alerta para Roraima, que enfrentará uma semana quente e seca, com temperatura máxima na casa dos 37°C. Situação pode gerar déficit hídrico e risco para focos de incêndio na região, de acordo com a previsão.


Sul

O ar quente e seco vai predominar nos três estados durante a semana, com temperaturas máximas que podem chegar a 36°C em algumas regiões.


As chuvas serão escassas, com exceção da faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, onde podem ocorrer trovoadas isoladas com acumulados de chuva abaixo de 10 mm.


O calor intenso vai persistir até o final da semana, quando uma nova frente fria se aproxima e muda o clima nos três estados da região.


O tempo firme durante a semana favorecerá a colheita de soja, milho 1ª safra, arroz e feijão, além da semeadura do milho 2ª safra no Paraná.


No entanto, é importante ficar atento ao estresse hídrico e térmico nas atividades em desenvolvimento, como nas granjas de aves/suínos e gado em confinamento, sendo essencial manter uma boa ventilação e hidratação dos animais.


Sudeste

A segunda-feira (13) será de tempo, com sol e poucas nuvens. No final da tarde, há possibilidade de trovoadas isoladas em áreas típicas de verão.


As temperaturas máximas elevam-se, com destaque para São Paulo e o Triângulo Mineiro, onde elas podem atingir 35°C.


A previsão do tempo para os próximos dias indica clima seco e quente em grande parte do Sudeste. Essa condição pode agravar a restrição hídrica em áreas já afetadas, como São Paulo e Triângulo Mineiro.

Anúncios


Na região Centro-Norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, as chuvas marcarão a semana, com acumulados em torno de até 50 mm.


O tempo estável favorecerá as operações no campo. A semeadura do milho 2ª safra avança, enquanto a colheita da soja, milho 1ª safra e feijão 1ª safra progridem. No entanto, o calor e a seca podem prejudicar o desempenho dos cultivos de cana-de-açúcar e milho safrinha.


Centro-Oeste

Na segunda-feira (13), o tempo será firme no extremo sul do Mato Grosso do Sul, enquanto nas demais áreas haverá formação de nuvens ao longo do dia, resultando em pancadas de chuva com raios à tarde. No Distrito Federal, a chuva pode ocorrer também pela manhã.


As temperaturas elevadas são uma preocupação para a semana. No oeste de Mato Grosso do Sul e centro-sul de Mato Grosso, os termômetros podem chegar a 37°C, o que pode causar estresse hídrico e térmico nas culturas de milho 2ª safra, algodão e gado em confinamento.


O acumulado de chuva semanal ficará mal distribuído em três estados, com volumes entre 10/20mm em Mato Grosso do Sul, 20/30mm em Mato Grosso e 40/50mm em Goiás. Apesar da má distribuição, a chuva não deve atrapalhar as atividades no campo, como a semeadura do milho 2ª safra e a colheita de soja.


Nordeste

Na Bahia, a previsão indica tempo firme no centro-sul do estado nesta segunda-feira (13). Nas demais áreas, o sol predominará com chuvas passageiras.


Na faixa litorânea entre Alagoas e Paraíba, e no norte do Maranhão, são esperadas chuvas com trovoadas a qualquer hora.


A partir da tarde, ocorrerão chuvas com trovoadas também na região de Salvador e em todas as demais áreas.


A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) manterá os maiores volumes de chuva no centro-norte do Maranhão, centro-norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com acumulados podendo chegar a 50mm nos próximos dias.


As chuvas favorecem os cultivos em desenvolvimento e a manutenção das pastagens. No geral, o tempo favorecerá os trabalhos em campo, com destaque para a semeadura do milho 2ª safra e a colheita da soja.


Com informações do Canal Rural


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido