Menu

Empresas suspendem voos para Marechal Thaumaturgo devido às péssimas condições da pista

Foto: cedida/reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A partir desta sexta-feira, 23, só é possível chegar ao município de Marechal Thaumaturgo pelo Rio Juruá, numa viagem de mais de 6 horas saindo de Cruzeiro do Sul. As duas empresas aéreas que faziam voos para o município anunciaram a suspensão dos pousos e decolagens do aeródromo do município devido às péssimas condições da pista.


Em Nota, o Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre) diz que precisa de 90 dias para a execução de manutenção na pista de pouso. Neste período, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomendou a liberação somente para voos aeromédicos e transporte de valores.

Publicidade

A empresa Ortiz Táxi Aéreo parou no último dia 14, e em Nota citou que não há condições de oferecer segurança aos passageiros com as atuais condições do aeródromo.


“Nossa principal preocupação é a segurança de nossos passageiros, tripulação e carga. Após uma avaliação cuidadosa das condições da pista, concluímos que é imprudente e arriscado operar voos nesse ambiente. Como resultado, decidimos suspender temporariamente nossas operações nesse trecho específico. Entendemos que essa decisão possa causar inconvenientes, e pedimos desculpas por qualquer transtorno causado. No entanto, a segurança é nossa prioridade máxima e não
podemos comprometer esse princípio”, pontua o comunicado da Ortiz, que conta com fotos das péssimas condições do asfalto da pista.


A Aerobran, que também faz a rota Cruzeiro do Sul/Marechal, anunciou o cancelamento das operações nessa quinta-feira, 22. Destacou o risco que os buracos na pista representam para os aviões que pousam no local.


“Comunicamos que o aeródromo do município de Marechal Thaumaturgo permanece com muitos buracos tornando os voos para esta localidade muito perigosos. Após um voo que foi realizado ontem dia 21, para a referida pista, constatou-se que por questões de segurança, é melhor suspender voos para que as obras sejam feitas e concluídas”, diz a nota.


O trabalho de recuperação da pista, deverá ser iniciado logo. Os insumos para o serviço chegaram ao município nesta quarta-feira, 21, e estão sendo descarregados da balsa.


Em Nota publicada nesta quinta-feira, 22, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária – Deracre, informa que solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, um prazo de 90 dias para execução de manutenção na pista de pouso do aeródromo de Marechal Thaumaturgo. Destaca que neste período, a agência reguladora recomendou a liberação somente para voos aeromédicos e transporte de valores.


“O governo trabalha para ter pistas devidamente seguras no intuito de atender os pacientes e também para maior segurança nos pousos e decolagens”, diz o comunicado, assinado pelo presidente do órgão, Sócrates José Guimarães.


R$ 2,9 milhões em investimentos


Em janeiro deste ano, dois aviões ” atolaram ” na pista do aeródromo do município. No dia 22 de novembro do ano passado, um buraco na pista causou um acidente. A aeronave, com seis pessoas, foi parar no mato na lateral do aeródromo. Ninguém se machucou com gravidade


Após mais de um ano em obras, no dia 19 de fevereiro de 2022, o governo do Acre entregou a revitalização e a iluminação do aeródromo de Marechal Thaumaturgo. A restauração, no valor de R$ 2,9 milhões, de recursos próprios do Estado, incluiu o recapeamento com microrevestimento asfáltico da pista de 1.200 metros de cumprimento, novo cercamento da área do aeródromo, sinalização horizontal, sistema de iluminação com balizamento para voos noturnos e melhorias nas instalações do terminal de passageiros. Os serviços foram executados pelo Deracre.

Publicidade

Em abril do ano passado, o governo fez nova intervenção no aeródromo. Anunciou o uso de 20 toneladas de insumos para reenquadramento dos pontos danificados, retirada e limpeza do pavimento quebrado, impermeabilização, aplicação e compactação da nova massa asfáltica no aeródromo de Marechal Thaumaturgo. Agora, um novo trabalho de tapa-buracos será feito no local.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido