Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre tem a terceira menor adesão a consórcios no Brasil

Foto: reprodução/internet
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Lançado recentemente pelo Banco Central do Brasil, o estudo Panorama do Sistema de Consórcios mostra que 0,4% da população do Acre, algo em torno de 3,3 mil pessoas, possuíam algum consórcio com cotas ativas ao final de 2023. Esse valor segue estável e repete o desempenho do ano anterior, segundo o BC.


Além disso, é a 3⁠ª menor adesão a consórcios no País, ganhando apenas de Roraima e Amapá. No País, a distribuição geográfica das cotas de consorciados ativos apresentou pouca alteração ao longo de 2022. Os Estados do Sul e do Sudeste apresentaram ligeiro recuo na concentração de cotas ativas de 59,5% para 59,2%, com os estados do Norte e do Nordeste aumentando de 30,0% para 30,1% e o Centro-Oeste aumentando de 10,5% para 10,7%.

Anúncios


Cinco estados (SP, MG, PR, BA e RS) ainda respondem por mais da metade (55%) dos consorciados ativos do Sistema de Consórcios. São Paulo e Minas Gerais ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar em quantidade de consorciados ativos desde 2009. Paraná, Rio


Grande do Sul e Bahia ocupam, respectivamente, o terceiro, o quarto e o quinto lugar, mantendo as posições do ano anterior.


O Panorama do Sistema de Consórcios é uma publicação anual do Banco Central do Brasil (BCB) que apresenta os principais pontos da análise agregada das informações relacionadas ao Sistema de Consórcios, incluindo dados de administradoras, grupos e cotas.


Clique aqui e acesse o estudo do BC:


https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/panoramaconsorcio/panorama_de_consorcios_2022.pdf


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido