Menu

Pesquisar
Close this search box.

Espetáculo ‘Vozes da Floresta’ será apresentado nesta sexta no Sesc, em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc no Acre), em parceria com o Comitê Chico Mendes, realiza nesta sexta-feira, 22 de dezembro às 19h30 no Teatro de Arena do Sesc o espetáculo ‘Vozes da Floresta’, com a atriz Lucélia Santos, como parte da programação dos 35 anos da Semana Chico Mendes.


A obra é uma homenagem ao líder seringueiro assassinado em Xapuri, no Acre, em 1988. O texto trata de Chico Mendes sob a visão da seringueira e sua contemporânea Valdiza Alencar, que atuou para a fundação do sindicato dos seringueiros. E também na representação de Cecília Mendes, uma matriarca da região dos seringais de Xapuri.

Anúncios


A peça intercala atuação de Lucélia ao lado do ator Francisco Carvalho, renomado e com trabalhos em especiais e novelas, com vídeos com trechos de gravações de falas do principal líder seringueiro do Acre. Trechos inéditos de entrevistas de 34 anos atrás são exibidos.


Nos diálogos, muitas críticas aos fazendeiros invasores das terras, tratados como os “paulistas”. O fio condutor da peça é o movimento de resistência dos seringueiros acreanos.


Sobre a peça


Em 1988, Lucélia Santos – atriz, diretora, produtora e ativista brasileira – visitou o Acre e, a convite do próprio ambientalista, entrevistou Chico Mendes acerca de sua história e luta, destacando seu trabalho como sindicalista e ativista pelos direitos dos seringueiros e dos povos da floresta.


Trechos inéditos da longa entrevista, gravada há 34 anos, no auge do conflito entre seringueiros e ruralistas, são usados no espetáculo “Vozes da Floresta”, que tem concepção e atuação de Lucélia Santos, ativista das justas causas e personagem fundamental da luta em defesa dos povos da floresta.


Marcando 50 anos de carreira de Lucélia Santos e três décadas do assassinato de Chico Mendes, “Vozes da Floresta” conta a história de resistência do movimento dos seringueiros acreanos, a partir da trajetória do líder ambientalista.


Com dramaturgia da antropóloga, jornalista e escritora Zezé Weiss e revisão de Gomercindo Rodrigues, companheiro e amigo pessoal de Chico Mendes, a peça intercala os áudios de Mendes com a narrativa de três mulheres essenciais para a resistência na floresta: a pioneira Valdiza Alencar, seringueira do Vale do Acre; a matriarca do Seringal Cachoeira, Cecília Mendes, tia de Chico Mendes; e a própria Lucélia Santos.


A entrada é franca.


Classificação indicativa: 10 anos


Duração: 70 min


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido