Menu

Pesquisar
Close this search box.

Quatro cidades do Acre usaram urna de lona e cédula de papel na eleição do Conselho Tutelar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesse domingo, 1º de outubro, a população de todos os municípios do Acre saiu às urnas para escolher os 125 conselheiros tutelares. Essa eleição foi realizada sob a responsabilidade das Comissões Especiais designadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade.


No Acre, segundo a Justiça Eleitoral, foram utilizadas 280 urnas eletrônicas em 18 municípios. Em Bujari, Jordão, Porto Walter e Santa Rosa do Purus as comissões optaram pelas urnas de lona e cédulas de papel.

Anúncios


Durante a votação, que ocorreu das 8h às 17h, não foi registrada nenhuma intercorrência relacionada às urnas eletrônicas. Se comparado com pleitos anteriores, verifica-se a participação, acima do esperado, dos eleitores.


Apesar de ser um voto facultativo, os eleitores sentiram a necessidade de comparecer às urnas para contribuir com a composição dos Conselhos Tutelares.


Os Conselhos Tutelares foram criados há mais de três décadas, quando instituído o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O artigo 131 do código estabelece que os conselhos são órgãos autônomos com a função de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido