Menu

Pesquisar
Close this search box.

Onda de calor intensifica uso do ar-condicionado, ventilador e geladeira

Foto de Donato Sardella em Getty Images
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A onda de calor no Acre demanda uso de meios para se refrescar. Para quem tem condições, o ar-condicionado, a geladeira, ventilador e outros são aparelhos muito importantes nessas condições. Porém, segundo a Energisa, devido às altas temperaturas, eles exigem um esforço adicional para manter o mesmo desempenho observado em dias mais amenos.


No geral, a variação de consumo ocorre devido ao calor que Acre sempre enfrenta nessa época do ano. Em períodos de temperaturas amenas, um ar-condicionado, por exemplo, faz uma “força” para diminuir de 30 graus para 23 graus. Se a temperatura ambiente for superior, como os recorrentes picos de até 40 graus registrados no Estado, o equipamento terá que trabalhar com uma “força maior” para diminuir de 40 graus para 23 graus.

Anúncios


O mesmo ocorre com outros eletrodomésticos, como geladeira, freezer, chuveiro elétrico, ou qualquer outro equipamento que afeta na refrigeração de casa.


Nesse sentido, o recomendável é que o consumidor fique alerta e adote o consumo consciente para evitar um impacto forte na conta do fim do mês. Evitar muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo, aparelhos na tomada em standby, desligar o chuveiro elétrico ou até diminuir o consumo em uma ou duas horas, podem ser medidas para ajudar na economia de energia.


Segundo dados do Grupo Storm, empresa que presta consultoria para a Energisa sobre clima, a nova e intensa onda de calor é ocasionada por um bloqueio atmosférico, que está impedindo a chegada de frentes frias no Centro-Sul do país e trazendo a sequência prolongada de dias ensolarados.


Enquanto o calorão não chega, a Distribuidora se prepara para oferecer a melhor energia durante esse período, mas também, pede a colaboração dos clientes para evitar imprevistos como oscilação e interrupção do fornecimento de energia, através da declaração do aumento de carga.


Quando a declaração de carga é feita de forma correta, a companhia de energia elétrica pode fazer o dimensionamento da rede de distribuição (dos transformadores e dos cabos) necessária para atender adequadamente a unidade consumidora, mantendo assim a qualidade da energia recebida e a segurança.


O que fazer para suavizar o custo na conta de energia?

Ar-condicionado


●     Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado.


●     Mantenha os filtros limpos.


●     Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.


●     Se possível, priorize a posição de 23ºC.


Ventilador


● Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.


Geladeira

Anúncios


●     Evite deixar a porta aberta.


●     Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.


●     Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento.


●     Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.


●     Não forre as prateleiras.


●     Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.


Instale longe de locais ou equipamentos de aquecimento, como forno elétrico, fogão, churrasqueira e micro-ondas, e preferencialmente em um lugar que não pegue sol.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido