Menu

Pesquisar
Close this search box.

IFAC realiza seminário sobre Dislexia no Acre e cicleata abre programação no domingo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, o distúrbio está presente entre 5% e 17% da população mundial, podendo afetar a área visual e auditiva.


Para discutir o assunto no Acre, O Instituto Federal do Acre, por meio do campus Rio Branco, está com inscrições abertas para o II Seminário Internacional sobre Dislexia. O evento, que será realizado entre os dias 04 e 06 de junho, é gratuito e faz parte dos projetos de extensão do Ifac. Todos os participantes receberão certificado.

Anúncios


O seminário também contará com a realização de uma cicleata pela conscientização sobre a dislexia e o Transtorno doa Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A atividade será realizada na manhã do próximo domingo, 4, no Lago do Amor, a partir das 07h30. Para participar é necessário se inscrever pelo formulário eletrônico: https://bit.ly/cicleata-capoeira-ifac.


Conforme explica a coordenadora do evento, professora Cristiane das Neves, a cicleata tem como propósito conscientizar a comunidade de que a dislexia e o TDAH necessitam ser reconhecidos, conhecidos e considerados no ambiente familiar, social, escolar e de trabalho. A ação ainda conta com parceria dos grupos Seven Bikers, Pedal da Diversão, Pebas BikeTube, Lambe Asfalto Acre, Galáticos do Pedal, Equipe Capivara e O Acre Existe Pedal.


Conforme a programação, entre os dias 05 e 06 de junho, o evento acontecerá presencialmente no campus Rio Branco e também contará com transmissão pelas redes sócias.


Confira abaixo os horários e temáticas que serão abordadas em cada atividade:


05 de junho (segunda-feira)
08h: Abertura do II Seminário Internacional de Dislexia no Acre
09h: “Dislexia para além da escola” – palestrante: Gabrielle Coury de Andrade
10h: “Instrução fônica e multissensorial na dislexia” – palestrante: Renata Monteiro Teixeira Er
14h30: “Diagnóstico e intervenção precoce dos transtornos de neurodesenvolvimento na qualidade de vida” – palestrante: Rubens Wajnseztejn
15h30: “Técnicas de estudo e organização” – palestrante: Renato Paiva


06 de junho (terça-feira)
09h: “Adaptações escolares para alunos com dislexia” – palestrante: Felipe Ponce
10h: “Aprendizagem de língua estrangeira e dislexia” – palestrante: Furkan Er
14h30: “Dislexia e TDAH: Critérios para o diagnóstico, tratamento e orientação de familiares e educadores” – palestrante: Rubens Wajnseztejn
15h30: “Capacidades e potencialidades do disléxico” – palestrante: Maria Inez Ocanã De Luca
17h30: Roda de Capoeira
19h: “Pratica esportiva e seus efeitos no desempenho das pessoas com transtornos” – palestrante: Cledir Amaral, Ozeias da Silva e Victor Romero


São parceiros do II Seminário Internacional de Dislexia no Acre: Associação Mato-Grossense de Dislexia, Mães do Brasil Dislexia, Movimento pela Dislexia no Acre e Governo do Estado do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido