Menu

Pesquisar
Close this search box.

Contra monopólio da Transacrena, deputados aprovam nome de Luis Almir para Ageac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em votação nominal, a Assembleia Legislativa do Acre aprovou o nome de Luis Almir Brandão para ocupara a presidência da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac). Antes, Luiz, que já ocupou o cargo de Controlador-Geral do Estado, foi sabatinado pelos deputados e teve avaliação positiva pelo relatório do deputado Pedro Longo (PDT) em Comissão Especial formada para avaliar a indicação feita pelo governador Gladson Cameli.


O parecer foi aprovado por 17 votos favoráveis, unanimidade dos presentes. “Fui convidado pelo governador Gladson Cameli depois de três anos na Controladoria Geral do Estado, onde deixamos legado”, disse o indicado, citando avanços que teria angariado em sua gestão.

Anúncios


“Tenho personalidade administrativa, não centralizo nada em mim”, afirmou ele, que veio do Amazonas. Ele prometeu construção de uma sede nova para a Ageac.


Ele foi questionado sobre o monopólio do transporte intermunicipal entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, uma reclamação de lideranças classistas e várias organizações da sociedade civil do Vale do Juruá. A Ageac é criticada por não credenciar novas empresas para ampliar a concorrência e melhorar os serviços.


O presidente da Comissão Especial, deputado Pedro Longo, seguiu essa linha para saber o que o indicado fará para acabar com o monopólio da empresa Transacreana nessa linha. “O monopólio causa vários problemas, incluindo o fato da empresa o preço que quer. De antemão, temos de fazer estudo de viabilidade econômica”, disse, alertando que nunca foi presidente de uma autarquia e que o monopólio será a principal demanda do processo e, ainda, que é favorável ao ingresso de novas empresas se assim for viável.


Segundo Longo, há um procedimento no Ministério Público para apurar o monopólio no transporte. Para o deputado Afonso Fernandes (PL) a Ageac deve fiscalizar e que o currículo de Luís Brandão é “invejável”. Ele pediu que o indicado desmitifique a Ageac para que o órgão tenha papel de punir irregularidades.


O deputado Edvaldo Magalhães lembrou que indicação à agência deve realmente passar pela Aleac para cumprimento da lei e apresentou questões como o fato da Ageac estar muito focada no transporte. A agenda da energia não está visível, segundo ele, e há obrigações que a Energisa precisa cumprir. A empresa, segundo Edvaldo, assinou contrato para levar adiante o programa Luz Para Todos, que ainda não alcançou 40% da meta no Acre.


Além disso, Edvaldo disse bater palmas para empresa que presta serviço transportando passageiro de Rio Branco a Cruzeiro do Sul devido às péssimas condições da rodovia -mas nada justifica o monopólio. “Há pedido de empresa que sequer é levado ao conselho”, disse, referindo-se à reinvidicação de novas concessões para operações no trecho.


Ele apresentou Moção de Aplauso pela ousadia da Transacrena, mas diz não poder concordar com o monopólio, pois o consumidor tem direito de escolha.


Luis Almir afirmou que não será radical em momento nenhum na Ageac.


O deputado Gene Diniz disse ser conhecedor da dificuldade de segmentos que usam a BR-364, destacando o trabalho feito pela Aleac para abolir multas contra os toyoteiros, algo que Brandão diz que avaliará também.


O deputado Arlenilson Cunha (PL) comentou sobre o transporte alternativo intermunicipal que sofre com os clandestinos -e a falta de manutenção na frota que circula entre os municípios.


Almir respondeu afirmando que a fiscalização será equalizada. O conselheiro Andrei Holanda disse que o momento tem importância grande em relação aos compromissos, pois o mandato na Ageac é de quatro anos -e pediu a realização de concurso público para formação do quadro permanente, fazendo ponderações acerca do monopólio.


“O problema do monopólio, que existe de fato, faz mal à realização do serviço público”, disse Andrei. “A ausência de um estudo de viabilidade técnica não pode ser utilizada para se manter inerte”, contestou Andrei. Essa foi a justificativa para que se chegasse à situação de hoje, condenou o conselheiro. Pedro Longo ratificou as palavras de Andrei.


O presidente do Sindicato dos Taxistas, Teonísio Machado, lamentou quatro anos perdidos por conta da “política no lugar errado” na gestão da Ageac. Ele se referia especialmente à omissão no combate ao serviço clandestino e pediu aumento no quadro de pessoal da agência.

Anúncios


“Só no Alto Acre são 3.000 clandestinos. Nós sabemos que entre essas situações o transporte é usado para ilícitos”, denunciou Teonísio. De seu lado, o representante dos táxis compartilhados, Esperidião Machado disse que o grande problema da Ageac é a falta de estrutura.


José Elivaldo, representante dos toyoteiros, relatou os tempos difíceis da categoria e pede legalização do serviço. “Temos família, queremos continuar trabalhando”, disse. “Você vai continuar trabalhando”, garantiu o indicado à Ageac.


Ao final, Pedro Longo leu o relatório aprovando o nome de Luis Brandão para o cargo de presidente da Ageac, aprovado pela Comissão Especial. O relatório ainda será votado em Plenário.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido