Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Acre baixa mais quase três metros desde sábado na Capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A estiagem severa na capital acreana neste verão amazônico é iminente conforme previsão da Defesa Civil de Rio Branco ao considerar o comportamento do Rio Acre nos últimos dias.


Conforme a instituição, o nível do Rio Acre no final do mês de maio deve chegar aos 3 metros, o que é muito abaixo para o período que continua longe de ser a época mais seca do ano, já que os meses de agosto e setembro, são, tradicionalmente, os meses em que menos chove na região.

Anúncios


Na medição realizada às 6 horas da manhã desta terça-feira, 16, a Defesa Civil informa de que o nível do manancial é de 4,7m, o que significa quase três metros a menos do que o registrado no último sábado, 13. A redução de quase um metro por dia, preocupa. “Se você for observar, são quase três metros de diferença. É uma velocidade muito elevada, apesar de quanto mais baixo ficar, o rio baixa menos. É um nível bem baixo para o início do verão”, afirma Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco.


O verão intenso deve fazer com que o Rio Acre alcance níveis ainda mais preocupantes durante o período de escassez de chuvas. Vale lembrar que o nível muito baixo dificulta a navegação, o que pode comprometer o transporte de produtos agrícolas de produtores ribeirinhos e até o abastecimento de água em Rio Branco, já que a água que chega às residências é retirada do Rio Acre mesmo com as bombas flutuantes, o volume de água captada pode reduzir quando o manancial está muito baixo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido