Menu

Servidores da educação de Rio Branco protestam por reajuste salarial

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Servidores administrativos da educação municipal de Rio Branco realizaram na manhã desta quinta-feira, 2, uma manifestação em frente a sede da prefeitura no centro da cidade. A insatisfação é por conta do reajuste dado aos professores motivado pela aprovação do Piso Nacional da categoria.


No início de fevereiro, o prefeito Tião Bocalom anunciou um aumento de 14,95% para os professores de nível superior da rede municipal de ensino.

Publicidade

Ocorre que o piso nacional não alcança os servidores administrativos. A categoria tenta convencer à prefeitura a estender o aumento aos demais servidores.


“Estamos pedindo que o aumento se estenda aos demais servidores. A educação é uma engrenagem só e não funciona apenas com os professores. A prefeitura argumenta que os servidores administrativos já foram beneficiados no ano passado, mas não tem nenhuma relação com o aumento dado em fevereiro”, explica Rogério Maia, diretor de ação social do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac).



A prefeitura de Rio Branco alegou que não poderia receber os representantes do movimento pela manhã. O chefe da Casa Civil de Bocalom, Valtim José da Silva, pediu que uma comissão de cinco pessoas fosse feita para uma reunião no fim da tarde desta quinta, o que desagradou os manifestantes que entendem a recusa da reunião pela manhã como uma estratégia para desmobilizar o movimento.


Leônidas Badaró com produção de Whidy Melo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido