Menu

Governo Federal mostra queda de 74,2% nos casos de dengue no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dados divulgados na tarde desta segunda-feira (23) mostram que a incidência de casos da dengue caiu 74,2% no Estado do Acre entre 2021 e 2022. Neste começo de ano, no entanto, o Governo do Acre emitiu alerta para o recrudescimento da doença.


O Ministério da Saúde iniciou uma campanha de informação sobre a situação da doença no País, enfatizando o panorama epidemiológico no Sul do Brasil.

Publicidade

Entre 2021 e 2022 os casos de dengue aumentaram 171% em todo o Brasil. Os números mais alarmantes foram registrados na região sul do país, cujo aumento local chegou a 376,2%, com especial destaque para o Rio Grande do Sul.


A melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.


Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes: Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; não jogue lixo em terrenos baldios; se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje; encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana; e os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido