Menu

Aliados de Lula veem chances de aprovar PEC com prazo de 2 anos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Integrantes do grupo de transição avaliam que há mais chances de aprovar a PEC que viabiliza o Auxílio Brasil, que voltará a ser chamado de Bolsa Família pelo governo eleito, de R$ 600 com prazo de 2 anos fora do teto fiscal – o que duraria, pelo menos, metade do mandato do novo governo.


A ideia inicial do governo eleito era garantir Auxílio Brasil permanentemente livre da regra fiscal.

Publicidade

Diante das resistências, a equipe de Lula-Alckmin admitiu outra versão que restringe o furo no teto para o pagamento do benefício a 4 anos, portanto, até o fim do governo.


No entanto, o texto não andou mesmo assim.


Agora, há avaliação de que uma proposta de meio termo reúne mais consensos.


“Se um ano é pouco, quatro era demais, então vamos com dois anos”, afirmou à CNN um presidente de partido que faz parte da base de apoio ao novo governo.


O Congresso tem dado sinais claros ao governo eleito de que não irá aprovar o texto inicialmente apresentado, no formato de minuta.


Enquanto a ideia do governo é de PEC de no mínimo R$ 175 bilhões; textos alternativos propostos por senadores preveem menos da metade de espaço fiscal.


O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, durante reunião com parlamentares das bancadas aliadas na sede do governo de transição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). / Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice presidente eleito Geraldo Alckmin têm reunião nesta segunda-feira (28) no gabinete de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.


O primeiro relatório do governo de transição com diagnóstico do atual cenário das políticas públicas do país deve ser entregue nesta semana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido