Menu

Pesquisar
Close this search box.

Lula promete renegociação de dívidas; Bolsonaro anuncia desoneração da saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) cumpriram agenda de campanha nesta quinta-feira (13) na região Nordeste. Lula esteve em Aracaju, no estado de Sergipe, e Bolsonaro, em Recife, em Pernambuco.


O candidato do PT participou de uma caminhada na cidade e conversou com jornalistas. Com destaque para a economia, Lula voltou a citar o Desenrola Brasil, proposta de governo de renegociação das dívidas da população, além da diminuição dos juros.

Anúncios


O ex-presidente classificou como “escorchante” a taxa de juros no país.


“Nós temos que negociar uma parte da dívida que as pessoas têm com o varejo. (…) Chamar os empresários para propor uma negociação, para tirar as pessoas endividadas do Serasa”, disse Lula durante entrevista à imprensa.


Lula afirmou ainda que pretende conversar com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre a redução da taxa de juros.


“Você pegou R$ 100 e, quando vai ver, tem uma quantidade de penduricalho que triplica a sua dívida. Nós vamos negociar com a Febraban para fazer um acordo”, disse o ex-presidente.


À tarde, Lula vai a Maceió, em Alagoas, para participar de uma caminhada.


Jair Bolsonaro participou de um evento religioso fechado à imprensa na manhã desta quinta e, em seguida, discursou para apoiadores em um trio elétrico. Ele também focou na área econômica, citando medidas adotadas pelo seu governo e anunciando a desoneração da folha de pagamento do setor de saúde.


“Pedi para ele [Guedes] desonerar a folha de pagamento da saúde […] e ele falou que eu poderia anunciar, que o impacto é compatível”, disse Bolsonaro. “Vai ser vantajoso e vamos dar mais uma sinalização para a questão do piso da enfermagem no Brasil, que o Supremo [Tribunal Federal] resolveu barrar”, acrescentou.


O presidente mencionou a aprovação do teto para o ICMS estadual e a suspensão de impostos federais para os combustíveis, destacando a queda dos preços dos combustíveis e da inflação. Ele também citou a criação do Auxílio Brasil e prometeu a manutenção do programa, no valor de R$ 600, para 2023.


Durante o discurso feito no trio elétrico, o presidente falou diretamente para os nordestinos. “Para aqueles que falam que eu não gosto de nordestino, fiquem sabendo que a minha princesa, dona Michelle, é filha de um cabra da peste do Ceará. Sou apaixonado por uma nordestina e minha filha, em suas veias, corre sangue de cabra da peste”, colocou.


Em seguida, ao falar com jornalistas, Bolsonaro disse que vai tentar aprovar redução da maioridade penal, caso reeleito.


“O Congresso eleito atualmente foi mais para o centro direita, então pautas como a redução da maioridade penal, obviamente caso seja reeleito, nós implementaremos”, afirmou o candidato à reeleição, sem apontar a idade ideal para essa redução.


À tarde, Bolsonaro participa de mais um evento religioso em Recife e vai a São Paulo para um encontro com o presidente da empresa de gestão de negócios G4 Educação. Em seguida, ele retorna a Brasília (DF).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido