Menu

Pesquisar
Close this search box.

Imagem de satélite mostra focos ativos de queimadas e movimentação da fumaça no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Imagem do satélite meteorológico geoestacionário denominado GOES-16 (Geostationary Operational Environmental Satellite) da NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration) capturada na noite desta quinta-feira (8) mostra focos ativos de queimadas e movimentação da fumaça no Acre.


Clique aqui para conferir a fonte da imagem.

Anúncios


De acordo com a professora Sonaira Silva, pesquisadora do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGAMA) da Universidade Federal de Acre (UFAC) Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, os pontos brilhantes na imagem são queimadas em atividade.


Também é possível observar o sentido da movimentação da fumaça no estado, que em grande parte vem do Amazonas, segundo a pesquisadora.


“O Acre está queimando muito e tem uma contribuição grande de fumaça de outros estados também piorando nossa situação”, ela afirma.


Previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para o Risco de Fogo no Acre indica que a situação deve piorar neste fim de semana. Sonaira disse que apesar de haver previsão de chuva para o Acre nos dias 10 e 11 (sábado e domingo), o quadro nesse momento é preocupante.


“Antes das chuvas, ainda há dois dias de seca forte e vai queimar bastante ainda. Infelizmente, a previsão de chuva ainda é pontual, e devemos ter queimadas até final de outubro”, acrescentou.


De acordo com o prognóstico do satélite NCEP-GFS/USA há previsão de chuva com volume acumulado na semana (08/09/2022 – 14/09/2022) de 5 mm até 20 mm, com indicativo de anomalia negativa para todo o estado, onde as chuvas deverão estar abaixo do esperado para o período.


O dado sobre a previsão de chuvas é do Boletim Hidrometeorológico do Acre, da Secretaria de Meio Ambiente (Semapi).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido