Menu

PF começa a analisar código-fonte das urnas eletrônicas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Representantes da Polícia Federal (PF) iniciaram, nesta segunda-feira (22), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e do sistema eletrônico de votação que serão utilizados nas eleições deste ano.


Participam da inspeção pela Polícia Federal os delegados Elias Milhomens de Araújo; Ricardo Ruiz Silva e Victor Barbarella Negraes; os peritos Alexandre de Andrade Silva; Auto Tavares da Câmara Júnior; Breno Rangel Borges Marchetti; Fabrício Dantas Bispo; Ivo de Carvalho Peixinho; João Paulo Vieira Almeida; João Vitor de Sá Hauk e Paulo César Hermann Wanner; e os papiloscopistas Erismar Paixão Ribeiro da Silva e Leonardo Costa Rodrigues Alves.

Publicidade

O código-fonte é um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para que o sistema funcione.


A abertura dessas informações a especialistas permite que o sistema seja inspecionado e garantido pela sociedade civil.


No início de outubro, técnicos das Forças Armadas indicados pelo Ministério da Defesa fizeram a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica.


Desde outubro de 2021, o TSE disponibiliza um espaço físico para receber partidos políticos e entidades interessadas para a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e de todos os programas do sistema eletrônico de votação que serão utilizados no pleito deste ano.


A abertura dos códigos-fontes é uma atividade obrigatória realizada pelo TSE antes de cada eleição, e é uma das ações iniciais do Ciclo de Transparência Eleitoral.


De acordo com o TSE, outras entidades já fizeram a inspeção do código-fonte, como a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Senado Federal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido