Conecte-se agora

Político, cristão e conservador!

Publicado

em

Virou moda falar numa pessoa que seja “político, cristão e conservador”. Político, segundo Aristóteles, é o homem. O homem é um “animal político”, vive na pólis, em comunidade, em cidades. É onde realiza seu fim último, a felicidade. A antropologia define o homem ao longo da história, mas basicamente é isso mesmo. Na atualidade, o conceito de político é outro; é um sujeito esperto, que se dá bem na vida pública, faz carreira e fica rico. Os deputados Justo Veríssimo e João Plenários são expressões de como o povo vê os políticos. Não são todos, é claro.

E o cristão? Aí fica mais difícil, complica muito. Quando se pensa em um cristão vem logo a ideia de que é o sujeito que ama o próximo, que perdoa o inimigo, é fiel, não é corrupto, ajuda os pobres, homem de uma só mulher. É humilde, tolerante, moderado e pacificador. Visita os doentes, os enfermos e os presos. Distribui aos pobres…pode parar. Assim não dá. “Senhor, duro é esse teu discurso, quem poderá suportar, a multidão está indo embora”? Disse Pedro para Jesus, o Cristo, que lhe respondeu: “E vocês, não querem ir também não”?! Ao que Pedro rebateu: “Para onde iremos nós, se tu tens palavras de vida eterna!” Porém, Nicolau Maquiavel sugeriu que o político não precisa ser cristão, mas que pareça ser. Estaria de bom tamanho! Para ele, é impossível ser político e ser um verdadeiro cristão. O fenômeno e a natureza do poder não permitem.

O que é ser conservador? É a pessoa que crê que existe uma ordem moral duradoura. O conservador adere aos costumes, às convenções e à continuidade. Os conservadores acreditam no princípio do preestabelecimento. Também são guiados pelo princípio da prudência. Antigamente era o cara que ia à igreja aos domingos, tinha uma esposa em casa, fiel, pudica e vivia se lambuzando nos prostíbulos, racista, preconceituoso, machista e andava armado, mas isso, era só antigamente. Se alguém encontrar um candidato verdadeiramente político, cristão e conservador…vote! Se não encontrar, vote assim mesmo, sabendo que ele não é, nem um bom político, nem cristão e muito menos conservador. Porque não existe!

“Não siga a multidão, deixe que a multidão o siga”. (Margaret Thatcher)

. A disputa pelo controle do União Brasil afastou o senador Márcio Bittar e o deputado federal Alan Rick.

. Segundo a conversa que se ouve por aí, Alan queria a presidência do partido; Márcio já é o presidente.

. Está explicado!

. O governador Gladson Cameli agora é de fato e de direito presidente do PROGRESSISTA, mas a senadora Mailza Gomes continua candidata ao Senado.

. É bom para o Gladson ter vários candidatos ao Senado.

. Como escreveu o Luíz Calixto:

. “Gladson, cuida da tua reeleição que os outros estão cuidando da deles”.

. Mais ou menos isso!

. Em Brasiléia, a taboca tá rachando!

. Em Epitaciolândia, já rachou!

. O prefeito de Xapuri, o Bira Vasconcelos, é o que mais se aproxima do que é ser político, cristão e conservador… mas é do PT!

. Como é que pode?!

. Pois é, bem que tu dizias Macunaíma!

. Prefeito Bocalom, levantando, sacudindo a poeira e dando a volta!

. Bom dia!

Coluna do Astério

Quem o eleitor bolsonarista vai escolher como candidato ao governo?

Publicado

em

Continuar lendo

Acre

Apoio de Bocalom a Márcia Bittar irrita o PSD de Petecão

Publicado

em

Continuar lendo

Coluna do Astério

Jenilson, carreira solo; Vanda quer colar em eleitor do Petecão

Publicado

em

Continuar lendo

Coluna do Astério

Márcia Bittar não pode ser subestimada

Publicado

em

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!