Conecte-se agora

URAP Maria Barroso volta a ser unidade de referência para casos de Covid-19 e síndromes virais

Publicado

em

O Acre convive com mais um aumento no número de casos de Covid-19 e a possibilidade do surgimento do 4º surto da doença obrigou a prefeitura a tornar mais uma vez a URAP Maria Barroso, localizada na região da Sobral, como referência para a doença na capital acreana. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 29, pela prefeitura de Rio Branco.

A gestora da unidade, Heloíse de Andrade, afirmou que na terça-feira a URAP fez 106 exames de Covid-19, sendo que 36 deram positivos, o que representa cerca de 34%. “Há um aumento considerável pelo fato das pessoas acreditarem que isso não iria mais acontecer e aí deixaram de usar máscaras e deixaram de fazer os cuidados básicos. Estávamos com cerca de 7 casos por semana, como só ontem tivemos 36 casos, a secretaria decidiu que retornássemos como unidade de referência como já tinha acontecido antes”, explica.

O atendimento da URAP não é por ficha e sim por ordem de chegada, o que representa que todos que chegarem durante o horário de expediente serão atendidos. O atendimento vai das 7 da manhã até às 18 horas.

Além da unidade referência para Covid-19, a URAP Maria Barroso também vai fazer testes de SWAB para Covid e demais síndromes virais, como explicou Jonathan Donadoni, secretário de gestão administrativa e de saúde em exercício. “Já é uma tradição a URAP ser uma referência, já que a equipe já está preparada, vamos fortalecer a equipe para atender os casos, a realização de exames e também da síndrome viral”, afirma Donadoni.

Cotidiano

Na Expoacre, produtores realizam curso para produção artesanal de derivados do leite

Publicado

em

Pequenos produtores e técnicos da bacia leiteira participaram na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto, do curso sobre derivados do leite realizado no espaço institucional da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), da Expoacre 2022. O encerramento será na manhã da sexta-feira, 5, e os alunos receberão certificado com carga horária de 40 horas.

A capacitação é uma iniciativa da Sepa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o importante apoio do Programa REM Acre Fase II, por meio do projeto Pecuária Diversificada Sustentável, que beneficia pequenos produtos com a recuperação de áreas degradadas para que possam melhorar a renda sem desmatar novas áreas.

A instrutora Marilza da Cruz Pereira explica que o curso é voltado para estímulo da produção artesanal de leite e melhoria de renda.

“Estamos aqui aprendendo a desenvolver outros produtos ao invés de consumir ou sobreviver somente da venda do leite. Aqui vamos aprender técnicas para fazer queijos mussarela, temperado e doce, iogurte, doce de leite, manteiga e cocada. São novas maneiras de consumo e também de agregar valor ao produto, aumentando a renda familiar”.

O chefe da Divisão de Pecuária da Sepa, Jalceyr Pessoa, destaca as importantes parceiras para realização da capacitação junto aos produtores da bacia leiteira.

“Executamos a Pecuária Mais Eficiente, onde trabalhamos especialmente os produtores de leite para que tenham a oportunidade de alavancar sua produtividade, pensando na condição ambiental, na redução do desmatamento, agregando valor, e ofertar ao mercado não só o leite in natura, como também os derivados do leite através dos seus produtos lácteos”.

Continuar lendo

Cotidiano

Moradores do bairro Vila Betel denunciam falta de água desde a última semana

Publicado

em

Moradores do bairro Vila Betel, entraram em contato com o ac24horas para denunciar a falta de água na região, que acontece desde a última semana.

“Estou tendo que trabalhar em casa. A dona do prédio onde eu moro foi pessoalmente ao Saerb para reclamar da situação mas não deram prazo para resolver. Liguei para o telefone de atendimento e não souberam nos responder”, disse um domiciliado que pediu para não ser identificado.

Em contato com representantes do Sistema de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), foi informado que houve a redução de 50% da vazão, fazendo com que o Reservatório que abastece o bairro não funcionasse dentro da sua normalidade.

De acordo com o diretor de Manobra da Saerb, Francisco Carmo, o problema deve ser resolvido e o abastecimento de água deve ser normalizado ainda nesta terça.

Acompanhe a nota:

“Passamos alguns dias com vazão (produção) reduzida em 50%, com isso o Reservatório que abastece a Vila Betel não funcionou dentro da sua normalidade, causando o desabastecimento de toda a regional, esta localidade recebe água praticamente 24horas do dia.

São moradores que não tem grandes reservas (cisterna) pelo motivo de receber água de forma constante, por isso quando acontece algum fato negativo são os primeiros a sofrerem. No entanto a produção de água já voltou ao normal nesta terça-feira, 02, e nas próximas horas voltará o abastecimento na região”

Francisco Carmo
Diretor da Manobra da Saerb

Continuar lendo

Cotidiano

Mais de 600 recenseadores começam a visitar municípios acreanos para Censo 2022

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 2, iniciou o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o Brasil, que pretende realizar visitas aos 5.570 domicílios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.

No Acre, aproximadamente 680 recenseadores irão as 22 cidades do Estado, até o final de outubro. Divididos em equipe, 200 profissionais temporários serão responsáveis por fazer o trabalho de campo nesta primeira etapa.

A pesquisa é efeituada a cada dez anos, mediante a coleta de dados e informações, com perguntas sobre idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda saneamento básico, entre outras, para identificar como vivem os brasileiros e traçar um perfil socioeconômico do país.

Nesta edição, serão feitas ainda fotografias para detalhar a pluralidade e diversidade da população.

As informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e também para a realização de investimentos nas áreas de saneamento básico, inclusão social, meio ambiente, segurança, mobilidade urbana e outros temas.

O presidente Jair Bolsonaro foi o primeiro entrevistado no Censo, como um tradição que faz parte da prática de incentivo a participação da população, além de destacar a importância em responder o questionário.

Continuar lendo

Cotidiano

Palestra sobre Metaverso será apresentada nesta quarta-feira na ExpoAcre

Publicado

em

A palestra “Metaverso e os impactos no mundo Empresarial “, será apresentada nesta quarta-feira, 3, no auditório da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT) na Expoacre, localizado no Stand das Indústrias.

A iniciativa será comandada pelo empresário e expert no assunto, Alder Paulo e tem na programação um bate-papo e demonstração de tecnologias, com o intuito de difundir sobre a temática tecnológica cada vez mais discutida no cenário atual.

“Queremos debater a cerca das novas tecnologias com o setor empresarial e falar sobre a transição para o Metaverso, pois isso não é em um futuro distante. Chamar atenção do Governo e das autoridades, para poder qualificar jovens, empresários e equipe para esta nova mudança”, destacou Alder.

O Workshop é realizado em parceria com o governo do Estado e a Meta Amazon Solucion, e inicia as 20h30.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!